♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

25 de dezembro de 2013

Então é Natal...

          Nunca cansarei de repetir: EU AMO O NATAL! Especialmente pelo significado do dia...o nascimento de Jesus Cristo, que por si só já é motivo mais do que suficiente para celebrarmos, mas, eu vivo literalmente todo o sentimento desta data tão linda, para mim é sim um período de reflexão, de mudanças, de praticarmos o perdão, de nos libertar de todo e qualquer sentimento negativo que habite em nós, de dar amor sem limites e não esperar absolutamente nada em troca...me sinto feliz, leve, plena, mesmo antes da noite de Natal, os preparativos natalinos já fazem nascer em mim esse lindo sentimento de querer confraternizar!
 
          Todo ano a história de repete...minha mãe que nunca foi animada para festa alguma (o oposto de mim que sou a tradução da festa, eu faço minha festa sozinha se for necessário!), está sempre super desanimada (no fundo isso não é verdade, ela adora fazer charminho), e lá vou eu fazer as articulações com meus irmãos, porque sem mim nem sei o que seria dessa família, todos ficariam tristes e isolados, eu sei que sou a união dessa família...rs, o que importa é que no final tudo sempre dá certo, e é sempre um momento lindo que vivemos reunidos. Julinha como sempre foi o destaque da noite, iluminando todos os rostos com seu lindo sorriso, nos fazendo dançar, brincar e nos mostrando que sempre podemos ser ainda mais felizes, quando externalizamos a linda criança que temos guardados em nós.
 
          Amo está perto dos meus irmãos e da minha mãe, e quando nos reunimos é sempre um loucura, um falatório sem fim, gargalhadas, discussões, lágrimas de emoção. Ámo muito tudo isso, e farei o possível para que tenhamos momentos como esses até o fim dos meus dias!
 
          Mas, esse ano o Natal foi ainda mais especial para mim, pois exatamente hoje, nossa mascotinha deu os seus primeiros passinhos na casa da vovó Dajuda e do Vovô Paulo. Apesar de eu já ter vivido esse momento com Júlia, a emoção não foi menos forte, o momento foi tão lindo, senti aquele aperto no peito de felicidade e de medo...ela deu os primeiros passos de infinitos que virão, mas a partir de agora, eu e o papai "deixamos de ser indispensáveis", ela já quer se sentir livre, e não hesita em se libertar das nossas mãos e seguir..., nos mostrando que a cada dia que passa, deveremos nos conscientizar mais e mais de que somos apenas instrumentos utilizados por Deus na condução dessas crianças a este mundo, pois na primeira oportunidade eles criam asas e alçam os seus vôos!
 
          Que papai do céu a proteja e guie os seus passos minha florzinha, que nunca lhe falte amor, discernimento e determinação, que o seu caminho seja trilhado de uma forma brilhante e te leve sempre à felicidade! Te amo imenso!

7 de dezembro de 2013

Férias!!!

          Julinha está crescendo...rápido demais! Gostaria de desacelerar o tempo, mas, como isso não é possível, estou aproveitando cada segundinho de sua deliciosa infância.
 
          Na cabecinha dela, férias é sinônimo de viagem, e como eu amo viajar com nossa família, nos prometemos passar a maior parte do nosso mês de férias viajando, fugindo da nossa rotina...montamos todo um cronograma, mas, como é natural quando se tem um bebê na família, e uma mãe que é um bebê (a minha!) fizemos diversas mudanças.
 
          Como dizem os sábios, os melhores planos para nossa vida, são aqueles criados por Deus, Ele cuidou direitinho de nós, e mesmo fugindo a quase toda nossa programação, nossas primeiras férias em família (sim, agora temos nossa mascotinha e a família está completa), foram maravilhosamente inesquecíveis!
 
          Passamos a maior parte dela com tio Dinho e tia Liu, esses dois são mais que especiais em nossas vidas, são verdadeira benção de Deus, são o reflexo do amor, do carinho, da compreensão...sabe aquelas pessoas que são tão do bem, que só serve se TODO mundo que está perto deles estiver bem também, e como não ficar? Foram dias deliciosos, regados a muita conversa, muitos ensinamentos, muito carinho, muito amor...eles sabem como ninguém reacender a chama da esperança de que o sol SEMPRE brilhará, porque Deus sempre estará cuidando e zelando por nós. Acho que nem eles têm noção do que representou essas férias juntos, ela se tornou um verdadeiro marco, portanto, são inesquecíveis!
 
          Julinha amou tudo, Liz estava literalmente em casa...eu e Marido nos sentimos em um ninho de amor!
 
          Conhecemos uma cachoeira linda, chamada Pancada grande, o que deixou todos nós realizados, em especial Mamy que parecia que tinha acertado na loteria, tamanha sua felicidade! Eu levei Marido para conhecer Morro de São Paulo, e vivemos momentos deliciosos lá, nos sentimos dois pombinhos enamorados (esses programas a sós depois dos filhos são tão raros que precisam ser muito bem aproveitados, e depois desse dia percebi o quanto eles são necessários!).
 
          Muito feliz por ter amigos que são da nossa família, muito feliz por sermos amados e tão bem recebidos durante nossa estadia, muito feliz por minhas filhas levarem alegria ao lar deles, feliz, feliz, feliz! E que venham as férias de 2014!

21 de novembro de 2013

Festival de Arte e Educação

          Eu e a minha paixão pelo ballet seguimos juntas e cada vez mais forte! Esse amor se renova e ganha ainda mais forças a cada nova apresentação de Julinha.
 
          Hoje foi dia de me emocionar, de babar, de me maravilhar, de me orgulhar!
 
          Jú fez sua segunda apresentação  de ballet...não consigo conter as lágrimas ao vê-la deslizando no palco, como se fosse gente grande.
 
          A apresentação foi linda, mas Julinha foi especial...a cada dia me mostra o quanto aprecia a dança e o quanto dançar lhe dar prazer, o que me deixa imensamente feliz! Mas hoje ela estava tão concentrada, tão cheia de entusiasmo...me parecia tão grande, tão dona de si, que foi simplesmente maravilhosa a sua performance.
 
          Sempre sentirei um imenso prazer e muita felicidade ao vê-la dançar, portanto, espero que mais e mais apresentações aconteçam ao longo de nossas vidas, para continuar fazendo a mamãe caducar e se encher de orgulho.
 
          Esse ano contamos com a ilustre presença de sua amiguinha Malu, o que deixou Julinha muito feliz. Elas são muito parceiras, muito cúmplices. Mas, o brilho especial da festa foi Malu ter corrido para abraça-la assim que acabou o espetáculo, que ela fez questão de assistir de pé e ainda ficou vibrando! Linda demais!
 
          Que venham mais e mais apresentações de ballet para a mamãe ficar bem feliz! Te amo minha bailarina preferida!

25 de outubro de 2013

1º aninho da minha Flor!!!

          Já disse inúmeras vezes por aqui o quanto eu sou apaixonada por festas, sim, eu sou! E por mim faria uma festa por mês...rs
 
          Por razões óbvias jamais deixaria de celebrar o primeiro aninho da minha mascotinha, e buscamos fazer uma festa tão linda quanto foi a festinha de Júlia de 01 aninho.
 
          O tema não poderia ser, senão, jardim encantado...sim bastante óbvio, mas irresistível, amo flores, Liz é a minha flor mais linda, então nada mais natural que festejássemos o seu primeiro ano de vida em um belo jardim!
 
          A festinha foi linda, do jeitinho que a minha princesa merecia e marcaram presença quase todos os nossos queridos amigos, além de nossa família, é claro!
 
          Conheço diversas pessoas que discordam da ideia de comemorar o primeiro aninho de vida dos seus filhos, acho que ninguém melhor do que a mãe para perceber de que modo o seu filho se incomodará menos, mas sempre é possível fazer uma festinha, respeitando os limites da criança, claro, mas que ele curta.
 
          Liz é uma bebê que dorme muito cedo, e que, como a maioria dos bebês, fica bastante estressada quando está com sono...como ela costuma dormir por volta das 18, 19h (sim, aqui em casa a disciplina começa desde cedo, e elas seguem uma "rotina do sono", não concordo que crianças durmam tarde, não tenham limites, durmam na hora que quer...esses são péssimos hábitos onde o maior prejudicado é sempre o nosso filho que fica estressado, irritado, intolerante, chorando por tudo...reflexo de uma noite mal dormida), eu decidi que sua festinha seria à tarde, um horário esquisito, mas que no final das contas deu muito certo. Apesar de, como ela sempre tira um cochilozinho, e em razão da festa, este foi suprimido, minutos antes da "hora dos parabéns", ela dormiu em meu colo, não houve jeito de segurar, mas como minha pequena é uma lady, e jamais desapontaria os seus convidados, acordou em meios as palmas, e sorriu! Tenho certeza de que ela adorará vê o seu álbum de aniversário e saber das suas peripécias no seu grande dia!
 
          Julinha por sua vez, fez sua festa à parte com suas amiguinhas (fiz questão de convidar todas as que ela pediu), e se divertiu muito!
 
          Minha florzinha, você foi um lindo presente de Deus para consolidar o amor que já existia em nossa família. Ter você entre nós é uma dádiva! Você é um ser iluminado! Com sua doçura e meiguice enche o nosso coração de amor e harmoniza o nosso lar. A mamãe te ama muito e fará o impossível para te conduzir ao caminho do bem e da felicidade, feliz aniversário!

15 de outubro de 2013

Pérolas de Julinha

          Jú ama música, fato! Quando entra no carro, mesmo que seja para ir à escola, que é do lado de casa, ela logo pede para ligar o rádio.
 
         Ela tem uma ótima memória, escuta uma música uma vez e da segunda já vai acompanhando a letra...e esses dias aconteceu uma cena hilária:
 
          Estávamos no caminho da escola quando começa a tocar no rádio a nova música de Ana Carolina, e ela super empolgada cantando (nem sabia que ela já havia escutado a música antes), aao chegarmos em casa, ela tentou cantar, esqueceu a letra e veio me perguntar: "Mamãe, como é aquela música que eu estava cantando no carro mesmo? Só me lembro que fala...sei que fui falar de CAPRICIDA, abrir mão da própria vida..."
 
          Eu não me contive, e cair na gargalhada...na verdade esse trecho da música é assim: " Sei que fui FANÁTICA, SUICIDA, abri mão da própria vida..."
 
          Julinha é um encanto mesmo!!!!

1 de outubro de 2013

A descoberta do mundo das palavras...

          Eu estava indo em direção ao meu quarto, quando, ao passar pela porta do quarto das meninas, eu vejo Julinha em sua cama, com um livro nas mãos e ouço: "Bar-bi-e va-i ao Ca-na-dá", eu parei e pensei...isso faz todo sentido! Entrei no quarto e perguntei a Julinha o que ela estava fazendo, e recebi um inocente: "estou lendo mamãe", fiquei em choque, pedi que ela lesse outra frase e ela leu corretamente, nesse momento eu tive certeza de que: ela havia decorado a estória, claro!!! Perguntei se ela havia decorado e ela me disse, já bastante entusiasmada: " Não mamãe, eu estou lendo de verdade...quer vê? Peça pra eu ler qualquer coisa que eu leio", obviamente eu pedi que ela lesse várias palavras e então tive certeza...ela estava lendo!!!! Mas como assim? De repente? Qual foi a parte que eu perdi? Eu não estava dando a atenção que minha filha precisava? E o sentimento de culpa tomou conta de mim...chorei, chorei muito, chorei por culpa (por acreditar que eu não tinha visto aquilo acontecer), chorei de emoção (é uma sensação inexplicável), chorei de orgulho (ela ainda é tão pequenina), chorei agarrada a ela e rimos muito, alto, forte, felizes, emocionadas, foi um momento mágico, lindo, único, especial, sim, muito especial!!!
 
          Depois que acordei do sonho, retirei a culpa do meu coração, afinal de contas não podemos controlar tudo, nossos filhos crescem sim, e se desenvolvem, algumas vezes tão depressa que temos a sensação de que "perdemos" alguma coisa, mas eu estava lá, sempre estive ao lado dela, brincando com as letras, lendo historinhas, participando ativamente das atividades escolares, e explorando-as até não poder mais, brincando de escrever, ensinando as "famílias das letras" (essa parte é só minha porque as escolas não alfabetizam mais desse modo, apenas as tradicionais continuam usando esse método, mas hoje em dia elas são minoria).
 
          Passada a euforia da descoberta, ela fez questão de contar pra todo mundo, e ligou para algumas pessoas contando a novidade, radiante!!! Sempre que ela conta para alguém é requisitada para lê alguma coisa, e responde: "mostre o que você quer que eu leia, que eu leio, ou então escreva..." hahahaha, é delicioso! Ela nem de longe se envaidece, apenas demonstra tranquilidade e imensa felicidade quando de fato consegue lê o que as pessoas pedem.
 
          Julinha para mim é extremamente especial, sempre teve uma facilidade incrível para aprender e compreender tudo o que lhe é ensinado, é extremamente atenciosa e demonstra um imenso prazer em estudar, fazer as atividades, além de ter como grande companheiro, o livro, desde muito bebê ela já tinha vários e sempre foi apaixonada pela leitura, se vamos ao shopping a livraria é parada obrigatória, nem que seja para lermos apenas um livrinho, mas o passeio para ela não tem a mesma graça sem essa visitinha...então, a descoberta da leitura é mérito exclusivamente dela, inclusive porque ela ainda está no 1º ano da Educação Infantil, e qual não foi a minha surpresa ao saber que ela e a turma só serão alfabetizados daqui há dois anos!! Eu estava convicta de que isso aconteceria no ano que vem, mas a alfabetização só acontece no ensino fundamental, no 1º ano do ensino fundamental e não no último ano da educação infantil, como eu imaginava, ou seja, ela está realmente muito adiantada!
 
          Obviamente me sinto extremamente feliz e orgulhosa, qual mãe não ficaria? Mas confio plenamente na escola que escolhemos para ela e confio que eles conduzirão isso da melhor maneira possível, sem deixar que a vaidade a faça "sair do chão" e fugir da realidade, de modo a nunca se julgar superior e nem inferior a ninguém, apenas diferente. Bem como acompanha-la para que não se desestimule e desanime por "já saber" as lições e as considerar muito fácil, para que não perca o interesse e o estímulo pelos estudos e pelo mundo mágico do conhecimento.
 
          Hoje ela não só está lendo palavras, como já lê os seus livrinhos, e escreve uma infinidade de palavras...o mais curioso foi que ela mesma chegou à conclusão de que, se sabia lê também saberia escrever, e assim "testou" e percebeu que era muito simples... Ainda tem dificuldades com palavras que contenham dígrafos, duas consoantes juntas, etc, mas minha pequena é muito esperta e tem tirado de letra os desafios que a vida lhe apresenta, e eu estou aqui, no banco de reservas, ocupando a posição de ´técnico, é claro, chamando sua atenção quando necessário, colocando os limites indispensáveis, servindo de apoio e estimulando nas horas difíceis e vibrando com toda força do meu coração para que comemoremos infinitos gols, te amo pequenucha!!!


25 de setembro de 2013

O desenvolvimento de Liz 11º mês

          Como o tempo passa rápido...e lá vou eu resumir Liz em 11 meses...Agora ela já está uma bebezinha bastante sociável, vai pro colo de quase todo mundo - hoje eu já desconfio das pessoas que ela nega um colinho...a energia não deve ser das melhores - mas ainda para as pessoas que nega colo, nunca nega um sorriso!
 
          Já está andando a casa toda, ainda com apoio, mas já está bem mais confiante.
 
          Sempre foi ótima para comer, graças a Deus! Mas está numa fase super curiosa, querendo provar tudo o que vê pela frente...apaixonada por pão (é claro que até hoje só deixei provar pão integral, ela ama!), e não resiste a um biscoito (só deixo ela comer o de maisena porque dissolve mais facilmente na boca), sempre que recebemos uma visita em casa ela logo a leva até a geladeira, faz com que a pessoa abra a porta e ao avistar o biscoito, abre o maior sorriso do mundo! A cena é hilária, diversão para nossos convidados...
 
          Criou um dialeto próprio, conversa o dia inteiro, mas só ela entende o que diz, eu bem que me esforço, mas não adianta, não entendo quase nada do que ela fala, estou na torcida para que ela passe a falar português logo, uma das minhas fases preferidas nos bebês é quando começam a falar, é muito lindo!
 
           Não pode se vê em uma foto que logo diz: "é izzzz". Quando vê fotos de Julinha bebê também diz que é ela..rs, reconhece a mim e ao papai nas fotos, mas quase nunca fala "mamãe". Ela vê uma foto onde estamos os três e diz: "é izzzz" aponta para o papai e praticamente grita: "pai, papai", e na maioria das vezes me ignora...eu fico arrasada e pergunto cadê mamãe e ela aponta para mim e diz: "aíi", ou seja, eu sou figurante!
 
           Ela chama o pai o dia todo, quando está perto do horário em que ele chega do trabalho então ela dispara a chamar, quando ele entra em casa, ela só para quando dorme, um grude só!!!
 
          Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos para vê o que essa garotinha aprontará...

10 de setembro de 2013

Descobrindo o mundo das artes!

 
          Julinha tem aula de música na escola, e acho maravilhoso, porque quase todos os meus irmãos são músicos, então a arte está presente de maneira muito intensa na minha vida. Sempre amei cantar e dançar, mas nunca consegui fazer isso senão entre amigos muito, muito íntimos!
 
          Julinha desde bem pequenina já demonstrava um interesse muito grande pelas artes, e sempre achei isso ótimo, ajudo no que posso, mas confesso que nesse quesito aprendo muito mais com ela do que ensino...
 
          Tio Théo vibra a cada nova descoberta, e não disfarça...eu sempre disse que sou o tipo de mãe que vou apoiar aquilo que elas quiserem fazer independente da escolha, mas confesso que já imagino Liz com a roupinha do ballet !! sempre sonhei em ter uma filha, e uma das razões era para ter a oportunidade de vê-la dançar ballet, sou mais que apaixonada pela dança, acho magnífico, e sim, me realizo ao vê-la dançar e desejo, do fundo do meu coração que elas ao menos façam a dança até a adolescência, e assim já ficarei realizada!!!
 
          Hoje fomos visitar a vovó e Julinha encontrou um presente à sua espera: era uma flauta doce (ela quem me disse, para mim apenas uma flauta...rs), ela ficou eufórica, gritou, vibrou, disse que sempre sonhou em ter um instrumento de verdade e disse que iria esperar tio Théo para agradecer o presente...nem eu imaginava que aquele presente a deixaria tão feliz!
 
          Eis que chega tio Jái, e ela mostra a flauta toda orgulhosa, ele então com a gentileza, o carinho e a atenção que lhe são peculiares, inicia uma aula...lhe passou algumas orientações e lá estava ela repetindo todos os ensinamentos...quando tio Théo chega e ela vai agradecer o presente e nós então descobrimos que na realidade o presente foi de Jair...que gafe! E ele, aquele poço de humildade, em momento nenhum a corrigiu para dizer que o presente havia sido dado por ele.
 
          Os dias se passaram e Julinha não desgrudou da flauta, passou dias tocando aqui em casa (confesso que quase fiquei louca, porque ela não sabe controlar o volume..rs), e acho que eu a desestimulei porque pedia para que ela tocasse mais baixo, e ela dizia que não sabia como tio Jái conseguia tocar baixinho porque ela só sabia tocar bem alto...
 
          Dia de sexta feira é dia de levar brinquedo para a escola, e na maioria das vezes ela prefere levar a flauta, ela diz: "mamãe, eu sei que flauta é instrumento e instrumento não é brinquedo (eu nunca disse isso a ela...), mas eu me divirto mais com a flauta do que com os meus brinquedos as vezes". Teve show de talentos na escola esse ano, duas vezes, em uma ela levou a guitarra (presente de tio Théo) e foi tocar guitarra vestida de Anita, e no outro show de talentos levou sua flauta toda exibida!
 
          Jair, meu irmão querido, você é muito especial para minha família, você sabe disso, mas saiba que você, mesmo sem saber, marcou a vida de Julinha com esse presente, porque tenho certeza que ainda que ela não se transforme em uma grande musicista, com certeza todas as vezes que tocar a sua flauta se lembrará com carinho de você, e um dia poderemos reler esse post e nos lembraremos exatamente como tudo aconteceu. Muito obrigada por ser a pessoa que é, e ter nos escolhido para sermos da mesma família! Amamos você!!!!

25 de agosto de 2013

Desenvolvimento de Liz 10º mês

          Uma das recompensas desse meu blog é a capacidade de viver cada momento de vida das minhas filhas, depois rememora-los cada vez que eu escrevo ou leio um post e poder eternizar cada momento vivido através da minha narrativa. Realmente foi uma decisão acertada!
 
          Graças a Deus, fui abençoada e minhas filhas são muito saudáveis, isso é o que realmente importa! Mas, além dessa benção também sou agraciada pois tive duas filhas extremamente espertas, ativas, e extremamente inteligentes, mas, como nem tudo é perfeito, tive uma filha extremamente preguiçosa! Sim, estou falando de Liz, a minha bebezinha que hoje completa 10 meses de vida.
 
          Como Liz é a mais nova, a comparação com Júlia é inevitável. Pois bem, aos 7 meses Julinha começou a falar, chamou papai, mamãe, pediu "guá" (água) e não parou mais de falar, com 01 ano de idade falava absolutamente tudo! Com 11 meses ela andou, pouco tempo antes da sua festinha de aniversário e sempre se mostrou super independente. Liz por sua vez, falou suas primeiras palavras aos 9 meses, e hoje com 10, além de papai e mamãe ela chamava a cadela da dinda "jeis" (janes), e apesar de não parar de balbuciar o dia inteiro, nada de falar mais nenhuma palavrinha que seja. Já está engatinhando, praticamente correndo, fica em pé e dá uns passinhos segurando, mas, todas as vezes que tentamos segurar em sua mãozinha para ela caminhar, chora, pede colo, fica brava, e se solta, vai para o chão e engatinha super feliz, afinal de contas isso lhe basta! No que se refere à fala, eu sei que ela quer água, mas ela nem balbucia, apenas aponta e grita "hummm", eu tento colocar em prática tudo o que eu aprendi lendo sobre o assunto, mas não adianta, com ela nada funciona.
 
          Como eu mencionei, Jú sempre foi super independente, então com 7 meses eu trazia sua mamadeira e ela deitava e tomava sozinha, Liz não segura a mamadeira sob nenhuma hipótese, ainda faz questão de abrir os braços para garantir que eu vou segurar a mamadeira pra ela, e se eu insisto ou a contrario, nem pestaneja...chora sem nenhum pudor, e quem ouve o choro tem absoluta certeza de que ela caiu e levou uma imensa pancada!
 
          Além de todo esse lado preguiçoso, se esconde uma menina tímida, sim, estou convencida de que Liz será tímida, ou no mínimo, muito, muito manhosa...graças a Deus acabou a fase de estranhar as pessoas, esses episódios tem sido cada vez mais pontuais, mas, não disfarça o seu desconforto na presença de estranhos, mas agora a cena é muito linda, basta algum desconhecido se aproximar que ela prontamente baixa a cabeça, e olha para a pessoa bem séria, por baixo dos olhos, ou deita em meu ombro, e aí já o faz rindo..., ou deita em seu próprio ombro e baixa a vista, é simplesmente encantadora e apaixonante! Confesso que nem eu resisto quando isso acontece, é uma fofa, cheia de manias, imagino que vou ter que redobrar a paciência pois essa missão não será fácil!

O encantador de bebês

          Hoje foi um dia muito especial, Liz completou 10 meses de vida com saúde, e graças a titia Fatinha comemoramos com minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs, meus sobrinhos e minhas cunhadas, minha família que eu tanto amo, foi uma farra deliciosa, mas, como Liz ainda está na fase de estranhar ficou grudada em mim, e chorava sempre que alguém tentava se aproximar, com raras exceções!
 
          Mas, hoje também vivemos outro momento lindo, e como nossa memória nos trai, preciso registrá-lo aqui para que este se eternize também em nossos corações... o dindo pegou Liz de jeito e a levou para o quarto para tocarem juntos, ele, Liz e Julinha, e foi pura diversão...da cozinha eu escutava a vozinha de Liz "cantando", imitando o som que ele fazia...eu só entendia "Léeeee", mas dava para perceber que ela, enquanto batucava em uma bacia plástica que se tornou o seu "tambor" cantava eufórica, parando apenas quando percebia que era observada por mais algum tio ou tia que se aproximava do quarto atraídos pela sua "cantoria". Acho que ela será uma garotinha tímida, ou no mínimo muito reservada...isso veremos com o passar do tempo, por enquanto são apenas suposições e previsões de uma mãe!
 
          Mas, depois que o cansaço conseguiu vencê-la, deu um jeito de me chamar com seu chorinho manhoso, e o dindo que tem pouca resistência ao choro dela tratou de me fazer vir acalenta-la. Pois bem, eu entrei no quarto e participei ainda do momento em que ela batucava em seu tambor e ele tocava um violão pequeno que não sei o nome, talvez seja uma viola...rs. O fato é que ela cansou de tocar e encostou sua cabecinha em meu colo, apesar de continuar vidrada escutando ele tocar, ainda balbuciou alguns "léeee", já com a voz embolada em razão do sono, e começou a piscar seus lindos olhinhos...ele foi "baixando o volume" da música e ela simplesmente adormeceu...como uma mágica! Em 10 meses de vida desta pequena eu nunca a vi dormir sem um chorinho de manha, e muito menos sem o seu bubuzinho... foi incrível!
 
          É notável que ela adora música, bem como escutar historinha, como já falei em um post anterior, mas hoje a cena foi realmente linda e extremamente emocionante! Não sei se ela terá ou não dons artísticos, e sinceramente não perderia meu tempo me preocupando com esse assunto tão precocemente, mas sua sensibilidade me emociona, é comovente vê uma bebezinha, tão pequenina e tão sensível...apreciando música e livros infantis, isso enche o meu coração de orgulho e amor, não dá para negar!!! 


24 de agosto de 2013

"Love is in the air"

          Hoje estivemos na casa da minha mãe, passamos o dia todo na rua em busca de acessórios para o casamento do meu irmão que está muito próximo e movimentando toda a nossa família, muita expectativa!
 
          Pois bem, ao chegarmos lá encontramos tio Théo (para Julinha) e dindo (para Liz), e Julinha estava totalmente derretida com o titio, primeiro pediu que ele fingisse que iria coloca-la no colo, na tentativa de que isso motivasse Liz que estava arredia, e não queria sair do meu colo por nada... depois continuou só de chamego com o tio, ao escutá-lo dizer que estava com fome, prontamente foi para a cozinha, pegou um prato, colocou uns biscoitinhos, passou manteiga e o entregou em sua cama, o que claro, o deixou todo derretido...depois ficaram conversando no quarto por um bom tempo e depois ela vem até mim e diz: "mamãe, eu preciso da sua opinião: tio Théo me chamou para dormir com ele, ele disse que vai sair pra tocar, mas que deixa a cama toda arrumadinha pra mim, e a porta aberta, ai eu durmo lá esperando por ele...mas eu não sei porque minha irmã pode ficar triste, sentir minha falta e eu também vou sentir falta dela...por isso eu quero sua opinião". Eu respondi que ela deveria fazer o que a deixasse mais feliz, que por se tratar de um sábado não haveria nenhum problema em ela dormir na casa da vovó, mas que essa decisão cabia a ela.
 
          Ela voltou para o quarto dele, e ficamos algum tempo brincando com Liz na cama dele, quando perguntei a Jú se ela já havia decidido se iria conosco ou se iria ficar ela disse que queria ouvir a opinião de tio Théo, ele disse que achava que ela deveria ficar. E ela então completou: "bom, mamãe, já que tio Théo me ama tanto, eu vou dormir com ele".
 
          Ela então ficou, e pediu à vovó que deixasse a tv ligada, pois ela tentaria ficar acordada esperando o tio, já que ela por não ter hábito de assistir tv para dormir, sabe que isso atrasaria o seu sono...
 
          Ele, nem precisa dizer que levitou, se sentindo imensamente amado! O mais engraçado foi ele contando que ela disse que não queria que ele fosse músico, porque queria que ele ficasse o tempo que ela quisesse com ele, que não gostava de ele ter que ir tocar e el ficar lá sozinha...rs
 
          No fundo, eu sempre senti que Julinha tinha um desejo reprimido de expressar seu amor pelo tio, pois pra mim este amor sempre foi notório, contudo, nunca o fez por exclusiva falta de oportunidade, por mais que ele não aceite isso, infelizmente em razão do seu trabalho, mas também muito por culpa de toda essa tecnologia que invadiu nossas vidas com iphone, facebook, watsapp, estamos perto fisicamente mas na maioria das vezes a quilômetros de distância das pessoas que nos rodeiam, e isso acontece com frequência conosco, sei que ele sente nossa falta, sente saudades, mas algumas vezes nossos encontros são muito pouco proveitosos por essa razão.
 
          Hoje, ao receber uma atenção mínima e muito carinho do tio ela se derreteu de amor por ele, e eu claro vibrei de felicidade, pois sempre esperei que esse dia chegasse...espero que tenha sido a primeira de infinitas demonstrações de amor trocada entre eles!!! Julinha é uma criança que precisa de muito pouco para dar amor, é uma criança linda, meiga, carinhosa e que exala amor por onde passa...feliz daquele que tem o grande prazer de sentir um pouquinho do seu imenso amor, com certeza sairá marcado para sempre desse momento, e o escolhido da vez foi tio Théo, felizes eles, feliz eu, muito, imensamente!!! 

25 de julho de 2013

Desenvolvimento de Liz 09º mês

           Enfim, depois de muita ansiedade, eis que saiu um "mamã" e um "papá", a grande dúvida é...quem ela chamou primeiro?
 
          Vou explicar o porquê da dúvida, inicialmente ela aprendeu a falar pa-pa, mas, nunca chamou o papai assim, falava durante o dia em diversas situações diferentes, mas, quando o papai estava por perto ela não falava de jeito nenhum, talvez, ela o chamasse por saudade, por querer vê-lo, está com ele, e quando ele estava com ela não havia necessidade de chamá-lo, ele já estava ali...
 
          É claro que eu fiquei arrasada, porque Julinha chamou primeiro papai, e no caso dela nem foi possível ter dúvida se ela o estava chamando ou não, pois ela o chamou na presença do papai e olhando para ele, eu que estava super ansiosa pelo momento não pude esconder minha decepção! Mas, para o meu consolo, no dia seguinte saiu um mamã e ficou tudo ótimo.
 
          Quando Liz nasceu logo pensei: nem preciso me preocupar, é claro que a primeira palavra que ela chamará será o meu nome...doce engano!
 
          Para meu consolo, o papai disse que não consideraria que ela o estava chamando até que ela o fizesse olhando para ele, ou pelo menos em sua presença, bom, isso não aconteceu. Mas, incrivelmente, Liz estava com minha sogra e chamou por mim, assim que nos encontramos ela me contou e não pude disfarçar a minha alegria...e ao me vê, aqueles olhinhos lindos me olharam com um imenso sorriso, ela se jogou em meu colo dizendo: "mamã". Sim, ela sabia quem eu era, e ela queria a mim! Minha felicidade foi imensa, naquele momento me senti o mais importante e o mais valorizado dos seres. Momento lindo, único e indescritível! Ser mãe é um presente divino, com toda certeza!

25 de junho de 2013

Desenvolvimento de Liz - 08º mês

          A cada dia que passa Liz se torna uma bebezinha mais linda, mais esperta, mais levada e mais cativante...é uma garotinha difícil, tem uma personalidade forte igualzinha a mim, quando contrariada já demonstra sua insatisfação, procurando logo se defender (o que eu por sinal acho o máximo), nãos gosto, e chego a ficar preocupada com crianças que tenham dificuldade de se expressar ou mesmo, defender os seus pontos de vista, penso o que será desses adultos? Portanto, um dos pontos fortes da minha educação é justamente despertar o senso crítico nas minhas filhas desde bem novinhas, então fico muito feliz em vê Liz, ainda tão bebezinha "brigando" pelo que ela quer, isso enche o meu coração de mãe de tranquilidade.
 
          Agora ela já bate palminhas, ADORA ouvir história/estória e ouvir música, especialmente as que cantamos pra ela. Acho incrível a sua capacidade de concentração, ela é extremamente observadora, é capaz de passar alguns longos minutos olhando fixamente uma pessoa, analisando, medindo seus movimentos, e só depois de toda essa análise decide se deve ou não lhe dar uma chance de se aproximar.
 
          A única coisa que me "incomoda" nela é  o fato de estranhar as pessoas, muitas vezes até pessoas da família que passa algum tempo sem vê... mas, esse comportamento tem me ensinado muito, pois estou aprendendo a lidar com as diferenças, e como são diferentes! Julinha sorria e pulava no colo de qualquer pessoa que lhe sorrisse enquanto Liz escolhe minuciosamente quem merece o seu sorriso, e para coloca-la no colo então...ahhhh, essa pessoa é uma afortunada!!!!!!
 
          Mas, só o tempo me fará ter a maturidade necessária para respeitar as diferenças e aprender a educa-las de uma forma justa sem refletir minhas expectativas, insatisfações e preferências, para que eu seja apenas orientadora quando necessário, permitindo que alcem os seus voos de modo individual de acordo com o "tamanho da perna" que cada uma possuir.

16 de junho de 2013

5 aninhos de Julinha

         Eu sempre amei o dia do meu aniversário, esperava ansiosamente por sua chegada, mas, depois do nascimento de Júlia, esse dia perdeu completamente a importância, até me sinto feliz pelo carinho daqueles que amo, mas já não me empolgo tanto.
 
         Todo o meu entusiasmo foi transferido para o dia do aniversário dela, faço planos, projeto, crio expectativas e busco realizar a festa que idealizei dentro das minhas limitações, Julinha por sua vez, é "mini mim", e também AMA o dia do seu aniversário, adora festas, adora celebrar, imagina o que acontece com nós duas juntas? Tem que acabar em festa, comemoração e abundância de felicidade. Desde sua festinha de 3 anos, assim que esta acabou ela disse: "e o meu aniversário de 4 anos mamãe, vai ser de quê?" morri de rir, mas logo começamos a planejá-lo. Júlia tem a mente muito fértil e vai longe em seus sonhos e planos, e eu, como toda boa mãe entro totalmente no clima e divagamos juntas, é delicioso!
 
          O aniversário deste ano foi totalmente atípico, pois como Liz nasceu em outubro do ano passado, era muito bebezinha e os cuidados com ela eram imensos, e tomava todo o meu tempo, dessa forma não tive tempo para organizar nadinha do aniversário de Julinha, mas, para nossa sorte, sua super dinda Bia, fez questão de fazer o meu papel (o que eu amei!), planejou a festa, assumiu fazer toda a decoração, inclusive as comidas, etc.
 
          Ela sugeriu fazer uma festa caipira, já que o aniversário de Jú é em junho e eu nunca havia feito desse tema, então saímos, compramos alguns enfeites e Bia fez a parte da decoração. Quando estava bem pertinho, por uma série de contratempos que surgiram acreditei que não conseguiria fazer a festinha dela, para desespero de Júlia que a essa altura já tinha decidido os detalhes do seu casamento na roça, ela seria a noiva, Bernardo, seu amiguinho de sala, seria o seu noivo e ela me pediu que todas as crianças estivessem vestidas de caipira, aliás, ela queria inclusive que os adultos fossem assim, desta forma estava organizada uma grande festa junina.
 
          Pois bem, cheguei à conclusão de que só conseguiria se conseguisse voluntárias para me ajudar, conversei com algumas pessoas, mas por fim ficamos Eu, Bia e Lilian responsáveis por cuidar de todo o "menu" da festa, na realidade o mérito é exclusivamente delas, pois eu sou um desastre na cozinha, não sirvo para quase nada, mas graças a essas duas grandes almas generosas (meus anjos da guarda), deu tudo certo! A festa ficou linda e as comidinhas deliciosas!
 
          Durante a festa fiquei triste com o comportamento de Julinha, ela ficou empolgada demais, emocionada demais e acredito que o fato de não ter sabido lidar com o misto desses sentimentos associados ao sentimento de felicidade, realização e satisfação, gerou um excesso de birra, várias crises de choro, e uma crise isolada de desrespeito à mãe de uma coleguinha, eu fiquei arrasada, procurei um buraco para me esconder tamanha a vergonha que senti...não, aquela não era a minha filha, ela não costumava agir daquele modo, sempre foi muito respeitosa com todos e sempre se divertiu muito com os amiguinhos, mas enfim, não sei o que aconteceu. Talvez nem tenha sido tão grave assim (eu sei que sou bem exigente com a educação das minhas filhas, e talvez isso gere em mim uma maximização do problema), o fato foi que depois dessa festa tivemos uma longa conversa e eu disse a ela que aquela foi a última comemoração de aniversário que ela tinha tido, que eu não sabia se haveria outra, ela por ser uma criança extremamente sensível, chorou muito, me pediu desculpas, me disse que sabia que tinha se comportado mal, mas que não sabia porque tinha feito aquelas coisas, que estava muito triste com ela mesma e que merecia mesmo ficar de castigo. Depois eu a lembrei que ela precisava se desculpar com a mãe da coleguinha e que eu nunca mais admitiria um comportamento nem parecido com aquele, nos abraçamos e eu a perdoei!
 
          Para minha grande surpresa, dois dias depois do aniversário dela, a mãe dessa coleguinha estava na sala dela ajudando no aniversário de outro amiguinho quando foi abordada por Júlia: "Tia Renata, você me desculpa pelo meu comportamento no meu aniversário? Eu não deveria ter lhe tratado daquele jeito, você me desculpa?" Claro que ela foi desculpada, e eu só fiquei sabendo disso depois pela própria Renata que veio me contar dizendo que ficou morrendo de dó do jeitinho dela, mas que achou lindo ela ter ido pedir desculpa por iniciativa própria, pois eu nem estava no local e nem saberia se ela não tivesse feito. É claro que eu fiquei extremamente orgulhosa da conduta dela, e a parabenizei muito pela linda atitude.
 
          Hoje, depois de analisar a situação já despida da vergonha, da mágoa, da frustração que eu senti, vejo que foi uma atitude de criança sim. Inclusive percebo que poderia ter sido muito pior...e me sinto aliviada e orgulhosa por minha filha ser do jeito que é...sei o quanto é difícil para uma criança com 5 anos ter consciência dos seus erros e acertos, e principalmente por ela ter noção de que deveria pedir desculpas e que isso não tinha nada a ver com a minha presença, ela deixou claro que não o fez para me provar nada, e muito menos só porque eu queria, ela agiu da maneira que entendeu que era correta, e isso encheu o meu coração de orgulho!!!
 
          Quanto ao aniversário de 6 anos...bom, não sei se resisto sem festa. Além disso sei o quanto Julinha ficará triste se ela não acontecer. O que mais me deixa feliz nesse mundo? Fazer minhas filhas felizes, nesse caso, hummmm, talvez tenhamos festa sim!!!! rs
 
           Obs: dinda Bia e tia Liu, amamos vocês muito, obrigada por estarem sempre perto e estenderem suas mãos generosas quando mais precisamos de ajuda. O amor de Julinha por vocês é apenas reflexo do amor que ela recebe de vocês e se depender de nós ele será eterno!

25 de maio de 2013

Desenvolvimento de Liz - 07º mês

          Minha bebezinha já está muito esperta...assim como a irmã, já começou a engatinhar, e já consegue se levantar segurando em algum ou objeto ou se apoiando em alguém. não existe nada mais lindo de se vê do que aquele "trocinho" se deslocando sozinha...
 
          Além disso, apesar de ser uma bebezinha muito observadora e seletiva, sim, porque Liz escolhe para quem dá conversa, muitas vezes ela é simpática, faz uma gracinha, mas se o outro respeita uma distância mínima, porque se "o estranho" resolve se aproximar, ou pior, se tenta segurá-la no colo, ela desaba, e não para de chorar até ser "socorrida". Não sei porque minhas filhas tem uma personalidade tão forte, será herança genética? rs
 
          Sua última descoberta foi dar "tchau", agora ela faz o gesto para qualquer pessoa que vir na rua, e além disso aprendeu a "chamar" também...uma fofa!!!!!

6 de maio de 2013

A cumplicidade das irmãs

               Minhas filhas, desde quando eu estava grávida de Liz, já demonstravam uma forte ligação entre elas...fiz inclusive um post relatando um momento lindo que vivemos.
 
              Além disso, desde o nascimento de Liz nós já vivemos lindos momentos com as duas. Mas, hoje vivemos um momento lindo, marcante e inesquecível entre elas que merece o registro aqui para que jamais seja esquecido!!!
 
              Fomos levar Liz para mais uma sessão de vacinas, onde sofremos junto com ela e desta vez Julinha quis ir junto, ela que tem verdadeiro pavor de agulhas, por essa razão nunca quer nos acompanhar ao posto de vacinação, e quando vai sempre pede para nos aguardar do lado de fora, dessa vez decidiu entrar conosco na sala e ao vê a irmã chorando, encheu os olhos de lágrimas, ficou apreensiva e ansiosa enquanto tentava acalmá-la acariciando os seus cabelos, lamentou tanto o sofrimento da irmã e sorriu entre lágrimas quando eu a abracei..
 
             Mas as supresas estavam só começando...quando foi a vez de Julinha receber sua furadinha, a angústia de Liz não foi diferente...
 
             Julinha começou a chorar antes mesmo de sentar no colo do pai, o pavor dela é imenso.. e Liz, que a essa altura já tinha parado de chorar, sentiu a inquietude da irmã e ao vê-la chorar começou a chorar aflita...ela olhava pra Júlia, chorava, virava o rosto, ohava pra ela de novo, voltava a chorar...era visível sua aflição e sua vontade de acalentar a irmã de alguma forma, foi uma cena comovente, linda de se vê e maravilhosa de se lembrar. Um dia que ficará para a posteridade sem dúvida!!!!!
 
             Eu desejo do fundo do meu coração que os laços entre elas sejam cada vez mais fortes e mais verdadeiros, e que esse amor e essa cumplicidade que eu observo desde antes do nascimento de Liz, cresça e se fortaleça com o passar dos anos, para que elas possam ser irmãs em sua plenitude, sendo amigas, companheiras, cúmplices e sobretudo se amem e se respeitem imensamente!

25 de abril de 2013

Desenvolvimento de Liz 06º mês

            Esse foi um mês super difícil para minha pequena...ela que apesar de ter tido várias crises de cólicas em seus primeiros meses de vida, de ter descoberto um refluxo, que graças a Deus e à minha pediatra preferida foi diagnosticado e tratado precocemente, o que ajudou na resposta do tratamento, até então nunca havia ficado doente, tido febre e outros sintomas de gripe, viroses e etc.
 
            Pois bem, esse mês, em pleno dia das mães, tivemos 3 dias de febre altíssima, o que nos levou a um atendimento de urgência e resultou em seu primeiro exame de sangue (sofri imensamente ao ver o meu pacotinho, tão pequenina receber uma furada...ai que dó), e o seu primeiro raio-x (apesar de tosse não ser um dos seus sintomas).
 
            O resultado dos exames não deram nada, mas a febre persistia, o que ficou comprovado que ela estava com um quadro de sinusite (infelizmente também foi a primeira vez que usou antibiótico), em meio ao tratamento para sinusite, eis que surgem várias pintinhas em seu corpo, e lá entramos em outro quadro viral, dessa vez uma roséola, sem grandes consequências, mas, infelizmente, mais um problema a ser enfrentado...quando as coisas pareciam está entrando no eixo finalmente, começaram a sair os dois primeiros dentinhos...mas abuso, mas choro excessivo, mais desconforto, mais falta de apetite...enfim, tudo isso resultou em uma baixa de peso, nada demais, no entanto, não deixa de ser uma grande preocupação para uma mamãe como eu, super preocupada com a saúde, o bem estar e acima de tudo com uma boa alimentação para as minhas filhas.
 
          Só uma maré de azar...que graças a Deus passou e não impediu que minha florzinha continuasse com suas traquinagens, descobrindo e explorando um mundo novo, começando os ensaios para engatinhar e inclusive já "se vira" e alcança o objeto desejado.
 
          Nós, mamães, suportamos tudo, menos assistirmos nossos filhos doentes diante da nossa total incapacidade em fazer alguma coisa efetiva para livrá-los de tal sofrimento

27 de março de 2013

A visita da fada do dente!!!

     Era para ser um dia normal, como qualquer outro mas ele se tornou muito, muito especial...
 
     Estávamos no lanche da tarde e Julinha se lambuzava com uma farta fatia de melão, quando de repente corre para mim e me mostra que seu dentinho estava mole, sangrou bem pouquinho, só em volta da coroa mesmo. Fiquei tensa e imediatamente ligo para nossa pediatra e conto o ocorrido, ela muito surpresa, pois também achava muito cedo para que o dentinho caísse me convenceu de que ela havia se machucado, depois de conversar com Julinha longamente imaginamos ter sido em razão de um incidente ocorrido na escola há alguns dias atrás... retorno a ligação para Dra Cris e ela então me orienta a procurar a odontopediatra, tudo isso na segunda feira passada...marquei a consulta para o final da semana e enquanto aguardávamos a consulta a orientação era de que ela mexesse o mínimo possível no dente na tentativa de salvarmos ele e evitarmos a extração.
 
     Mas, ficar quieta definitivamente é uma coisa que não combina com minha pequena, então ela não sossegou...mostrou a todo mundo na escola que estava com o dente molinho e só falava empurrando o dente com a língua, eis que hoje o inevitável aconteceu...ela me mostrou o dentinho já em suas mãos, e super orgulhosa pois ela mesmo havia retirado o dente.
 
     Em meio a minhas lágrimas de emoção, por perceber que ela estava crescendo e que já não era mais a minha bebezinha, entrei em pânico...liguei para o consultório da odontopediatra e antecipei a nossa consulta. Dra amanda foi linda, muito solícita foi ao nosso encontro no consultório, apesar de não ter nenhum paciente naquele dia, ao chegarmos lá, ela analisou e já foi me dizendo que estava tudo bem, tiramos raio-x e então confirmamos que a queda havia sido natural, nada de trauma ou fatura, graças a Deus! O dentinho permanente já estava tão próximo que empurrou o dente-de-leite. E mais surpresas...o dentinho do lado também já está para cair e o permanente já está bem próximo...
 
     Julinha ficou eufórica, se emocionou em meio a minha emoção, nos abraçamos longamente e ela me perguntou se eu estava orgulhosa dela, foi um lindo momento! Depois quis dividir a novidade com as pessoas especiais para ela, e depois de falar ao telefone com algumas enfim se tranquilizou, e claro, faz questão de exibir sua janelinha por onde passa.
 
     Com esse lindo acontecimento, que marca uma fase de transição importante na vida de qualquer criança, nós enquanto pais babões, participativos e incentivadores do mundo imaginário das crianças fizemos o nosso trabalho completo, incentivei Julinha a escrever uma cartinha para a fada do dente, as tias corujas Liu e Bia disseram que também iriam escrever pra fada para reforçar o pedido dela, e claro que a fada do dente realizou o seu desejo, afinal de contas não perdemos um dentinho todos os dias.
 
     Graças a Deus o dentinho permanente já está aparecendo e tudo corre bem. Apenas mais uma da minha amada garotinha precoce...

25 de março de 2013

Desenvolvimento de Liz - 05º mês

     O bebê de cinco meses é extremamente curioso, tentar pegar tudo o que vê e que está a seu alcance, observa atentamente o que está à sua volta e já demonstra alegria, e até mesmo se aborrece quando tomamos algo de sua mão, bom pelo menos é assim que está se comportando minha pequena flor...
 
     Ela já está com 68,5cm de comprimento e com 7.500g, linda, risonha, serelepe, super esperta, já senta absolutamente sozinha, já estamos na fase de deixarmos ela no chão, em um tapete emborrachado é claro, para evitarmos acidentes. Mas ela já consegue se abaixar (abaixar o tronco enquanto sentada), pegar um brinquedo e voltar à posição inicial. Já não posso mais dizer que ela se vira na cama, pois ela´só falta dar piruetas, rola várias vezes e para os dois lados, numa velocidade assustadora, ou seja, atenção redobrada!!!!
 
     Agora além das papainhas de frutas, já introduzimos a papinha salgada também, graças a Deus ela é ótima pãra comer não dá o menor trabalho, só reclama quando demoramos de lhe oferecer a próxima colherada...acho que puxou ao papai, porque a mamãe é tão chata para comer que nem se fala.
 
     Para completar nossa felicidade, Liz é uma bebezinha extremamente tagarela (herança da mamãe...rsrs), ela consegue conversar e reclamar o dia todo, é maravilhoso!!! Além disso já ensaia algumas sílabas... já falou "di aia" aparentemente pedindo água e ficou satisfeita ao ter seu pedido atendido. Quando perguntamos por Teteo (Dindo) ela em seguida dispara..."tetetetetete", fala dá-dá, sem associar a um pedido real, mas acho que logo logo sai 'papá"  ou "mamã", estamos ensaiando...em breve postarei dicas legais que ajudarão nesse processo de aprender a falar e a como estimular o bebê a se sentar, etc.
 

26 de fevereiro de 2013

Aumentando o cardápio...

         Como infelizmente minha pequena sempre se alimentou de leite artificial, diferentemente dos bebês que são amamentados, ela pode deixar de se alimentar exclusivamente com leite aos 4 meses... Confesso que estava ansiosa por essa fase, pois além de ser uma delícia acompanhar a reação do bebê a cada novo sabor experimentado, ir descobrindo as suas preferências e etc, também acredito que Liz não gosta de leite, posso está enganada mas tenho a nítida sensação de que ela implora por tomar outra coisa que não seja leite, isso confirmarei no futuro...

        Pois bem, respeitando as orientações da minha pediatra favorita, iniciei a introdução de novos alimentos quando ela estava com 4 meses e 1 dia...começando pelos suquinhos para só depois ela experimentar as frutas propriamente. Papinha salgada só aos 5 ou 6 meses dependendo da aceitação dela com os sucos e frutas.

        A cada dia eu fico mais ansiosa por saber como ela vai reagir, o que ela vai achar dessa ou daquela fruta, o que ela vai gostar mais ou menos, enfim, pra mim é um grande prazer reviver esse momento.

     Iniciei pela água de coco, ela simplesmente AMOU, Dra Cris sugeriu que começasse dando apenas 60ml, pela manhã e mais 60ml pela tarde. Pela manhã consegui manter a quantidade, mas à tarde ela já tomou 100ml...depois dei suco de lima, que ela também adorou, suco de maçã, que apesar de não ter ficado aparentemente tão satisfeita, tomou sem reclamações, e goiaba, ela detestou....

      Vou continuar até consegui dar o maior número de sucos possível, depois passarei para as frutinhas, espero que Liz seja tão tranquila quanto Júlia para comer, Julinha sempre aceitava tudo naturalmente, mas também quando não gostava não adiantava insisti.

     Só agora me dei conta do quanto o tempo passa rápido...outro dia estava aqui escrevendo sobre minha gravidez, agora já estou escrevendo sobre a alimentação da minha bebezinha...por isso precisamos aproveitar cada segundo dessa deliciosa fase, pois se não fizermos isso, amargaremos de arrependimento quando descobrirmos que não podemos fazer o tempo voltar atrás!!!!

25 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento de Liz - 04º mês

     Minha pequena não pára de crescer...ela está com 65,5cm e com 7,0 kg. De um mês para o outro percebemos tanta diferença e tanta evolução que temos a impressão de que se passaram vários meses...
 
     A cada novo mês nos envolvemos mais e mais com os bebês, pois os laços vão se definindo e a nossa cumplicidade só aumenta...não resisto quando vejo os olhinhos brilhantes da minha pequena me acompanhando e quando a vejo fazer beicinho sempre que brinco com ela, mas não a levo ao colo. Já consigo sentir o seu amor, o seu carinho e a sua ternura, é como se ela me dissesse isso de diversas maneiras diferentes através dos seus olhinhos brilhantes, através do seu denguinho comigo, é delicioso, é mágico!
 
     Agora ela já senta por poucos segundos, cai, e faz um imenso esforço pra levantar...mas óbvio que ainda não consegue...já nos reconhece plenamente, é capaz de paralisar ao escutar de longe a minha voz, a voz do papai e até mesmo a voz de Julinha, ela demonstra um imenso amor pela irmã, acompanha atentamente todos os seus movimentos e quando estão brincando solta as maiores gargalhadas que já presenciamos, são momentos inesquecíveis! O mais interessante é que quando Julinha está na escola, Liz fica olhando para a cama dela vazia e reclama tanto que tenho a impressão de que ela está inconformada com sua ausência, mas quando avista a irmã na porta, o seu rosto se ilumina com o tamanho do seu sorriso.
 
     Esse mês introduzimos os suquinhos de frutas e as papainhas de frutas, como o seu aleitamento é artificial esse é o momento adequado para o aumento do seu "menu". Ela está tendo ótima aceitação, reclama de pouca coisa...vamos ver como será daqui pra frente...

6 de fevereiro de 2013

Pérolas de Julinha

              Minha pequena filha é uma criança extremamente especial. A cada dia que passa ela me surpreende mais e mais com sua sensibilidade, com sua atenção a tudo o que acontece à sua volta, com seu carinho e afeto com todos que lhe são queridos, mas especialmente comigo e com o papai, e principalmente com sua inteligência e capacidade de compreensão e percepção.
 
             Hoje foi um dia em que tive mais uma prova do quão inteligente ela é, e principalmente de como tem um raciocínio lógico com relaçao a tudo o que acontece à sua volta.
 
             Estávamos no carro, indo ao médico, apenas eu e ela, quando de repente ela pergunta:
 
- mamãe, quem nasceu primeiro?
 
- como assim filha? quem nasceu primeiro, se eu ou você? claro que fui eu...
 
- não, mamãe, eu sei que você nasceu antes de mim e vovó Maria nasceu antes de você...eu já sei de tudo isso...quero saber de tudo...das coisas...dessas coisas todas do mundo...do mar, dos animais, das plantas, dos carros...de tudo...quem nasceu primeiro?
 
- eu chocada, primeiro pela compreensão das gerações (o que para mim já era muito), e depois pela profundidade da pergunta (pensei...meu Deus, ela só tem 4 anos e já está preocupada com o surgimento do mundo...só não sabe externalizar isso em palavras, mas é o que ela quer saber, e o que eu digo? é tudo tão complexo...como explicar????), meio sem resposta soltei um..."filha, você é muito nova pra tentar entender essas coisas, é muito difícil de explicar, eu nem sei direito como te explicar isso...
 
- mamãe, é simples, se tudo isso foi criado, precisa ter um criador...ahhhhhh, eu já sei quem é o criador mamãe...é papai do céu, foi ele quem criou tudo isso?
 
- eu ainda mais incrédula...sim filha, isso mesmo, Jesus cristo foi quem criou tudo isso...
 
- Ai que legal mamãe, então Jesus viveu aqui no meio da gente??? Ele nasceu, criou tudo e depois foi morar no céu????
 
                   Eu nunca achei que minha filha me deixaria sem palavras, mas ultimamente ele tem feito isso constantemente, eu fico...emocionada, feliz...realizada, sim, essa é a palavra: me sinto realizada por está conseguindo criar minha filha da maneira como sempre sonhei, cheia de autonomia, dona de suas próprias vontades, defensora do seu ponto de vista, sabendo impor sua opinião como poucos adultos o fazem, auto confiante, sabedora e respeitadora dos limites impostos, mas acima de tudo, consciente de que possui asas e de que pode e deve voar...ela possui um olhar crítico para tudo, e isso me encanta, me fascina, seu raciocínio rápido e lógico me enchem de orgulho, mas, ela consegue me surpreender sempre, sinto que ela é o melhor de mim, ela herdou tudo o que havia de melhor em mim, e se tornou uma "mini mim" muito, mas muuuuuito melhor do que eu conseguiria ser!!!!

1 de fevereiro de 2013

Psicólogo na infância (Des) Necessário

       Quando engravidei de Julinha, em 2006, comecei a ler tudo sobre gestação, maternidade, educação doméstica, alimentação saudável e tudo o mais que envolvia uma criança.

       Dentre as minhas pesquisas encontrei opiniões divergentes sobre a necessidade ou não de buscar orientação de um psicólogo para tirar dúvidas de como educar melhor minha filha, e confesso que fiquei confusa entre ser necessário ou dispensável a ajuda desse profissional. Contudo, pouco tempo antes de engravidar conheci uma pessoa que durante algum tempo conviveu muito comigo, e ela tinha um filho na época com 5 anos de idade. Fiquei fascinada com sua forma de educá-lo... eu inclusive a utilizei como parâmetro quando engravidei. E, em uma de nossas infinitas conversas ela me disse que o que a ajudou a saber como educar o filho foi justamente o acompanhamento de um psicólogo, ela me disse que não o teria educado tão bem sem tal ajuda.

       Pois bem, minha filha nasceu e nunca precisei ou pelo menos nunca senti necessidade de buscar a ajuda desse profissional. Mas, os anos se passaram e eis que hoje ela ganhou uma irmãzinha...e, apesar de continuar muito agradecida a Deus por Julinha ser como é, durante o período das férias em especial, ela passou a ter atitudes com as quais eu não soube como lidar, embora eu soubesse que aquela fase passaria tão logo ela voltasse às aulas...

       Desde quando engravidei de Liz passei a escutar o tempo inteiro e de quase todas as pessoas que me cercam que eu deveria me preparar pois Julinha COM CERTEZA teria ciúmes da irmã...eu não dava muito ibope ao que essas pessoas falavam pois conhecia muito bem minha filha e poderia prevê todas as suas reações, e eis que depois do nascimento de Liz, Júlia passou a agir exatamente como eu havia previsto...sempre muito participativa, querendo se envolver em tudo, cobrindo a irmã de carinho, não desgrudava dela, mas, como sempre foi muito ansiosa e assim como eu, intensa em tudo o que faz, ela beijava tão forte que "machucava", o que nos fazia reprimi-la o tempo todo, o que obviamente é um problema para uma cabecinha de 4 anos que está tendo de lidar com a chegada de uma nova pessoa que está "roubando" a cena, seus pais, parentes e amigos...mas, como sou muito sensível e tenho uma percepção muito boa do que acontece em minha volta, logo percebi que isso poderia se tornar um problema e passei a ter mais cuidado com a forma de reprimi-la e pedi a todos que estavam à nossa volta que tentasse tomar o mesmo cuidado. Desse modo, ela deixou de reagir e fomos lidando melhor com os "ataques de felícia dela"...rs.

       Tudo corria muito bem, até que Julinha entrou de férias da escola, e diferentemente dos outros períodos de férias e finais de semana, não conseguimos dar a atenção que ela estava acostumada a receber e muito menos conseguimos levá-la para passear como sempre fazíamos, e então nesse momento, ela começou a manifestar o seu ciúme e a reclamar da nossa falta de tempo para ela, como isso nunca havia acontecido fiquei um pouco perdida em como lidar com a situação sem criar traumas ou acabar agravando ainda mais o problema, e me vi sem outra alternativa: a levei a uma psicóloga.

       Como nunca fiz terapia e era a primeira vez que acompanhava alguém a uma consulta com uma psicóloga, desconhecia a rotina de um tratamento. Gostei da primeira consulta e fiquei feliz por Júlia ter gostado também. Como ela sempre foi muito comunicativa não teve o menor problema em conversar abertamente com a psicóloga.

        Ela já fez algumas sessões, mas, estou convencida de que em nosso caso, a presença de uma psicóloga é desnecessária... Até porque, assim que as aulas recomeçaram, como era esperado, ela voltou a se comportar como antes, e paramos de ter problemas com ela no que se refere à presença da irmã.

        Não sei se escolhi a profissional errada ou se eu como mãe basto como psicóloga da minha filha...vamos ver!!!

25 de janeiro de 2013

Desenvolvimento de Liz - 03º mês

Parece que foi ontem que recebemos uma nova integrante na familia, mas...já se passaram 3 meses, e graças a Deus demos adeus às cólicas, e o refluxo está totalmente controlado, e com isso, nossos momentos felizes só aumentaram e as preocupações diminuíram.

Hoje Liz já tem uma rotina totalmente estabelecida: acorda por volta das 05:30/06:00, mama, brinca por cerca de uma hora, tira um cochilo de uma hora no máximo, brinca, depois da segunda mamada, por volta das 09/10h e tira outro cochilo de mais uma hora...à tarde tira mais dois cochilos, e quando está acordada está sempre feliz, brincando...o seu dia se encerra por volta das 19h, graças a Deus há algum tempo ela já dorme a noite toda, o que nos deixa muito mais descansados e consequentemente felizes!

O seu desenvolvimento tem sido surpreendente, ela está toda durinha desde os dois meses...já fica em pé sem o menor esforço, e já não quer mais ficar deitada de jeito nenhum, quando a recosto em um travesseiro para que ela possa vê o que acontece melhor à sua volta, ela coloca os cotovelos no travesseiro e se projeta para frente querendo levantar, já dá grandes sinais de querer sentar, acho inclusive que isso deve acontecer em breve, e sem dúvida ela andará antes de Julinha, que começou a andar com 11 meses, e olha que eu já achei cedo.

Vamos ver quais as surpresas que Liz ainda nos reserva...

Estivemos na pediatra quando ela estava com 2 meses e 27 dias e ela estava com 65cm e 6.200g, até dra Cris ficou muito surpresa do quanto ela cresceu em um mês..será que vai ser uma menina grande??? O que importa é que seja muito, muito saudável!!!

12 de janeiro de 2013

Final de semana com as amigas: Jujuca

                 Por todas as mudanças que Julinha vem enfrentando em sua vidinha, ela tem andado muito, muito carente, e isso é perceptível para qualquer pessoa que se aproxima dela. Por esta razão, as vovós, as tias, minhas amigas Bia, Liu e Lora tem se desdobrado para dar um pouco mais de atenção a ela, e fazem passeios, brincadeiras em casa, levam para suas casas para dormir e etc. Nesse momento qualquer coisa é válida!!!
 
                Quando estamos em casa, especialmente por eu passar a maior parte do tempo sozinha com ela e Liz, está bem complicado de administrar a carência dela...então ela me pediu para que eu trouxesse as amigas dela aqui pra casa, já que não estamos podendo sair muito.
 
               E eu faço com o maior prazer, primeiro porque adooooro farra de criança e depois porque faço qualquer coisa para vê minhas filhas felizes.
 
              Então, nesse contexto liguei para Érica pedindo que ela deixasse Jujuca vir dormir aqui em casa, no início ela ficou super preocupada em como eu daria conta de cuidar de 3...mas, deixou, para a felicidade das Júlias!!! Então programei um final de semana cheio de coisinhas legais para fazermos...Na quinta a tardinha fui buscá-la, na volta pegamos o maior trânsito, mas juro que nem senti a demora porque Jujuca é o máximo...ela fala pelos cotovelos, mal temos tempo de responder a uma pergunta que ela já fez outra, mas é a comédia em criança, olha que eu achava minha Julinha palhaça, mas Jujuca é muuuuuuito mais, e eu adoro rir, principalmente com criança, então o tempo perto dela parece voar...dei tanta risada no carro que já chegamos para buscar Julinha na casa de tia Bia super animadas, e de lá fomos direto para a festa de Ivanzinho, amiguinho da escola de Jú...e Jujuca me pergunta:
 
- tia, porque meu tio Lucas não veio?
- porque ele ficou em casa com Liz
- então ele não vai pra festa?
- não, meu amor, hoje o dia é só das mulheres, vamos fazer a farra das mulheres.
- tiaaaaaaa, a farra só das mulheres? que legal isso...acho que vai ser muito bom...e começou a cantarolar...
 
                O niver de Ivan, foi ótimo, elas curtiram muito, e chegamos em casa quase 22:30, claro que só deu tempo de um banho e cama, desmaiaram...
 
               Na sexta-feira Liz acordou Jujuca às 06 da manhã, ela super disposta, foi só o tempo de consegui que Julinha acordasse e já começaram a brincar...dia de passeio no shopping, foi ótimo, super divertido e super cansativo também, ainda no carro as duas pegaram no sono...trabalho para o papai que teve que carregar uma, voltar e pegar a outra no colo, colocamos na cama e as duas anjinhas só acordaram no dia seguinte!!!
 
               Sábado saíram da cama por volta das 06:30 ansiosas para irmos à praia, foi um passei delicioso...o destaque da praia foi o jeito super inteligente e divertido de Jujuca pedir o que ela quer...passou o moço vendendo queijinho assado na brasa, ´daí Jujuca: "hummmm, queijinho assadinho, adoro queijinho, hummmm, sempre que eu vou na praia meus pais compram queijinho pra mim"...rsrs, claro que demos o queijinho dela, e nem tem como negar nada a uma criança que pede as coisas assim não é?
 
              Jujuca é uma criança muito mais que especial, desde que ela nasceu sinto um imenso amor por ela...depois que me tornei mãe cheguei à seguinte conclusão com relação ao sentimento que nutrimos pelos filhos de nossos amigos: não tem como não amá-los!!! Eu pelo menos sou assim, meu sentimento pela criança é sempre, 100% das vezes proporcional ao sentimento que tenho pela mãe dela, e isso se aplica inclusive a meus sobrinhos...Então estendi o amor que sentia por Érica e por toda a sua família à Jujuca e a amo imensamente! É claro que à medida que a criança vai crescendo esse amor cresce ou diminui, isso já se deve à empatia que temos com a criança, e quanto mais conheço Jujuca mais a amo!!!
 
              Fiquei realmente encantada com suas palhaçadas, com a alegria que ela trouxe pra nossa casa, com sua autonomia, com sua auto confiança, realmente me deu muito orgulho vê o comportamento dela aqui comigo, foi realmente um grande prazer tê-la conosco por 3 dias, e só acabou porque Julinha já tinha programação com vovó D'ajuda e tia Roberta, foram para o Museu, vê uma linda exposição de brinquedos antigos e foram ao cinema, mas por Jujuca ela tinha ficado e por mim só iria embora quando quisesse...amei muito, e ela e Julinha então...nem se fala!!!!