♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

8 de fevereiro de 2014

Mesada ou Semanada

          Eu adoro ler, especialmente questões relacionadas à educação infantil, por razões óbvias. Pois bem, tenho assinatura da revista Pais e Filhos, na minha opinião a melhor em termos de educação infantil, e este mês li uma matéria super interessante feita por um psicólogo, e um economista que falava sobre os primeiros ensinamentos sobre "economia" que deveriam ser passados às crianças.
 
          Uma matéria extremamente interessante que, basicamente falava sobre quando seria a idade ideal para uma criança receber mesadas e dentre outras coisas ele falava sobre as diversas vantagens que existiam na decisão dos pais em dar mesadas a seus filhos. Conversei com Marido sobre o assunto, falei detalhadamente sobre a matéria e então decidimos que a partir desta data Julinha passaria a receber semanadas, já que com 5 anos a criança ainda não tem total noção de tempo, e um mês é um período muito longo para eles. E decidimos que ela receberia R$ 5,00 por semana.
 
          Levamos a ideia a ela, que ficou extremamente empolgada! Falei que aquele dinheiro seria dela e que ela decidira sozinha o que fazer com ele, e fiz questão de ressaltar que se durante a semana ela tivesse um mau comportamento grave, a semana seria cortada, apenas na semana que ocorresse a birra.
 
          Chegou o grande dia, ela passou a semana inteira extremamente ansiosa. No dia "D", o papai comprou uma carteira linda pra que ela pudesse guardar o dinheiro se assim desejasse fazer. Ela recebeu a sua primeira semanada no shopping (o lugar ideal...rs), e prontamente guardou o seu rico dinheiro, e a partir dali passou a olhar todas as vitries decidindo o que compraria com TANTO dinheiro...fomos a uma loja de brinquedos, e lá ela me mostrou diversos brinquedos que gostaria de ter, passou a perguntar o preço de todos, querendo saber de quantas semanadas precisava para comprar este ou aquele escolhido.
 
          Depois de passearmos pelo shopping, paramos em uma bomboniere e ela também perguntou o preço de alguns doces, percebeu que podia comprar quase tudo que gostava, contudo, ponderou que ficaria sem dinheiro e que o doce acabaria, o brinquedo não, por essa razão, decidiu que guardaria o dinheiro para comprar um dos brinquedos escolhidos e fomos para casa, Júlia com um sorriso largo e extremamente satisfeita!
 
          Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que minha garotinha é muito determinada, tem foco, sabe muito bem o que quer e o melhor...luta até conquistar o que deseja!
 
           Passadas algumas semanas, ela já estava "rica", como ela mesmo dizia, e quando estávamos no shopping ela decidiu gastar a sua rica fortuna com um sonhado DVD da Barbie, o que a deixou muito feliz e a mim e ao papai extremamente orgulhosos da nossa pequena grande filha!
 
           Hoje ela tem uma mochila de passear da Jolie, lindíssima, comprada com o "suor" do seu sacrifício, e ela a exibe toda orgulhosa dizendo: "olha a mochila que eu comprei com meu próprio dinheiro..."hahaha, é uma fase deliciosa!
 
           Acredito que acertamos na decisão, hoje Júlia já reconhece os valores de todas as notas, já soma e subtrai pequenos valores, já tem noção do que é barato e do que é mais caro, passou a dar mais valor às coisas que têm, especialmente àquelas compradas com sua mesada, pois sente na pele o quanto demora juntar dinheiro para conseguir comprar um simples brinquedo.
 
          Com isso, ganhamos todos, nós e ela!