Eu estava indo em direção ao meu quarto, quando, ao passar pela porta do quarto das meninas, eu vejo Julinha em sua cama, com um livro nas mãos e ouço: "Bar-bi-e va-i ao Ca-na-dá", eu parei e pensei...isso faz todo sentido! Entrei no quarto e perguntei a Julinha o que ela estava fazendo, e recebi um inocente: "estou lendo mamãe", fiquei em choque, pedi que ela lesse outra frase e ela leu corretamente, nesse momento eu tive certeza de que: ela havia decorado a estória, claro!!! Perguntei se ela havia decorado e ela me disse, já bastante entusiasmada: " Não mamãe, eu estou lendo de verdade...quer vê? Peça pra eu ler qualquer coisa que eu leio", obviamente eu pedi que ela lesse várias palavras e então tive certeza...ela estava lendo!!!! Mas como assim? De repente? Qual foi a parte que eu perdi? Eu não estava dando a atenção que minha filha precisava? E o sentimento de culpa tomou conta de mim...chorei, chorei muito, chorei por culpa (por acreditar que eu não tinha visto aquilo acontecer), chorei de emoção (é uma sensação inexplicável), chorei de orgulho (ela ainda é tão pequenina), chorei agarrada a ela e rimos muito, alto, forte, felizes, emocionadas, foi um momento mágico, lindo, único, especial, sim, muito especial!!!
Depois que acordei do sonho, retirei a culpa do meu coração, afinal de contas não podemos controlar tudo, nossos filhos crescem sim, e se desenvolvem, algumas vezes tão depressa que temos a sensação de que "perdemos" alguma coisa, mas eu estava lá, sempre estive ao lado dela, brincando com as letras, lendo historinhas, participando ativamente das atividades escolares, e explorando-as até não poder mais, brincando de escrever, ensinando as "famílias das letras" (essa parte é só minha porque as escolas não alfabetizam mais desse modo, apenas as tradicionais continuam usando esse método, mas hoje em dia elas são minoria).
Passada a euforia da descoberta, ela fez questão de contar pra todo mundo, e ligou para algumas pessoas contando a novidade, radiante!!! Sempre que ela conta para alguém é requisitada para lê alguma coisa, e responde: "mostre o que você quer que eu leia, que eu leio, ou então escreva..." hahahaha, é delicioso! Ela nem de longe se envaidece, apenas demonstra tranquilidade e imensa felicidade quando de fato consegue lê o que as pessoas pedem.
Julinha para mim é extremamente especial, sempre teve uma facilidade incrível para aprender e compreender tudo o que lhe é ensinado, é extremamente atenciosa e demonstra um imenso prazer em estudar, fazer as atividades, além de ter como grande companheiro, o livro, desde muito bebê ela já tinha vários e sempre foi apaixonada pela leitura, se vamos ao shopping a livraria é parada obrigatória, nem que seja para lermos apenas um livrinho, mas o passeio para ela não tem a mesma graça sem essa visitinha...então, a descoberta da leitura é mérito exclusivamente dela, inclusive porque ela ainda está no 1º ano da Educação Infantil, e qual não foi a minha surpresa ao saber que ela e a turma só serão alfabetizados daqui há dois anos!! Eu estava convicta de que isso aconteceria no ano que vem, mas a alfabetização só acontece no ensino fundamental, no 1º ano do ensino fundamental e não no último ano da educação infantil, como eu imaginava, ou seja, ela está realmente muito adiantada!
Obviamente me sinto extremamente feliz e orgulhosa, qual mãe não ficaria? Mas confio plenamente na escola que escolhemos para ela e confio que eles conduzirão isso da melhor maneira possível, sem deixar que a vaidade a faça "sair do chão" e fugir da realidade, de modo a nunca se julgar superior e nem inferior a ninguém, apenas diferente. Bem como acompanha-la para que não se desestimule e desanime por "já saber" as lições e as considerar muito fácil, para que não perca o interesse e o estímulo pelos estudos e pelo mundo mágico do conhecimento.
Hoje ela não só está lendo palavras, como já lê os seus livrinhos, e escreve uma infinidade de palavras...o mais curioso foi que ela mesma chegou à conclusão de que, se sabia lê também saberia escrever, e assim "testou" e percebeu que era muito simples... Ainda tem dificuldades com palavras que contenham dígrafos, duas consoantes juntas, etc, mas minha pequena é muito esperta e tem tirado de letra os desafios que a vida lhe apresenta, e eu estou aqui, no banco de reservas, ocupando a posição de ´técnico, é claro, chamando sua atenção quando necessário, colocando os limites indispensáveis, servindo de apoio e estimulando nas horas difíceis e vibrando com toda força do meu coração para que comemoremos infinitos gols, te amo pequenucha!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário