♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

27 de fevereiro de 2012

Senso de organização apurado...

           Hoje fui a uma loja e comprei várias coisinhas de cabelo para Julinha, algumas de muitas que ela tem, pois nós sempre achamos que a criança não tem um prendedor de cabelo adequado, daí a necessidade de comprarmos tantos deles...

        Mas, a grande surpresa foi que, ao entregar seus presentinhos, depois de ter comemorado um monte (ela sempre comemora mesmo que o presente seja um beijo, um abraço, um doce, etc), ela me pediu que buscasse a gavetinha pois ela queria arrumar suas coisas, eu trouxe a gaveta acreditando que ela jogaria tudo nela e me devolveria acreditando estar tudo arrumado, mas, novamente, eis que me surpreendo com a evolução da minha pequena, pois ao invés de me entregar uma gaveta super bagunçada mas acreditando está arrumada, ela me entrega uma gaveta mega arrumada, muito melhor do que eu seria capaz de arrumar, cheia de critérios para a organização das pecinhas, e muito lindo!!!

           Essa é uma de suas características mais marcantes, o senso de organização, o perfeccionismo, ela gosta de tudo arrumadinho, perfeitinho, em seu devido lugar...espero sinceramente que esse jeitinho cresça junto com minha pequena e que ela continue desse jeitinho que todos nós só teremos a ganhar!!!


19 de fevereiro de 2012

Indicação de Livros

        Essa semana acabei de ler dois livros que comprei há pouco mais de um mês, e recomendo muito a leitura, por isso resolvi fazer propaganda gratuita deles aqui, cujos títulos são: "Criando meninas - para pais e mãe de verdade" e "Por dentro da cabeça do seu filho", são livros expetaculares, de fácil leitura e que ajudam, e muito, na educação de nossos filhos. Já os indiquei a algumas amigas e por unanimidade todas que leram concordaram comigo.

         Desde que engravidei sempre busco muitas informações, leio muito e de tudo, absolutamente tudo o que diz respeito à educação infantil, a personalidade das crianças, etc, enfim, foi a forma que encontrei de conhecer e entender melhor minha filha, e com isso saber a melhor forma de educá-la. Posso garantir que esse gesto fez e faz muita diferença em minha vida, me sinto mais segura, mais confiante e com isso transmito muito mais segurança a ela.

           Mas, voltando ao assunto dos livros, vou falar um pouco mais sobre eles: "Criando meninas", é um livro lindo, é fascinante, os autores entram literalmente nas peculiaridades do universo feminino e falam de coisas que fazem muita diferença na hora de educar, respeitando as limitações e particularidades das meninas. Vale muito a pena sua leitura.

       "Por dentro da cabeça do seu filho" se tornou minha "bíblia", meu livro de cabeceira, é simplesmente perfeito, o autor ensina literalmente a pais e mães que possuem alguma dificuldade em educar seus filhos, especialmente para crianças mais agitadas, mais rebeldes, é quase "supernanny"...ele trata de assuntos que são muito triviais quando se fala em educação infantil, como por exemplo: a retirada de fraldas, crianças indisciplinadas que não respeitam o horário para dormir, que não se alimentam direito, etc. além de contar diversos casos verídicos em que conseguiu "consertar" desobediência, grosseria, desrespeito em crianças, enfim, recomendo a leitura para todas as pessoas que tem um filho ou mesmo que pretendem ter, vale muito a pena mesmo!!!!

         E o melhor de tudo é que são livros fáceis de encontrar e com um valor muito justo!!! #ficaadica

13 de fevereiro de 2012

Volta às aulas!!!

      Enfim, hoje, depois de um atraso no calendário em razão da greve dos policiais militares aqui na Bahia, teve início o ano letivo...

       Julinha, assim como todas as crianças estavam ansiosas pelo início das aulas, ela passou vários dias falando no assunto, dizendo que estava demorando demais, que estava com muitas saudades dos amiguinhos, etc, o que me provou que esse ano, diferentemente dos dois anos anteriores, não seria necessário o período de adaptação. E assim aconteceu, como ela continuou estudando na mesma escola e com os mesmos amiguinhos, não foi necessária a nossa presença na escola.

      Apesar de já ter escutado de muitas pessoas que esse período é uma grande bobagem, que mesmo que a criança chore logo passará e que ela vai se acostumar, discordo completamente, acho que, especialmente quando é o primeiro ano da criança na escola (o que em regra ocorre por volta dos 2 ou 3 anos de idade), ou mesmo sendo uma criança mais velha, quando há mudança de escola, eu considero imprescindível a presença dos pais nesse período, e acho que devemos desconfiar das escolas que não permitem a presença dos pais para acompanharem seus filhos. É um período de transição muito delicado na vida dos pequenos, e se não tomarmos certos cuidados isso pode lhes gerar alguns traumas.

        A sensação da criança ao se ver sozinho em um lugar completamente desconhecido pra ele é a de abandono, e daí a insegurança e o choro, por eles não terem noção de tempo acreditam que seus pais se foram e nunca mais voltarão para buscá-los, daí a importância dos pais estarem perto sempre que forem requisitados, para que a criança saiba que eles estão por ali e que sempre voltarão para eles, é importante ir se afastando aos poucos, pois gradativamente conseguimos transmitir confiança aos pequenos que em breve ficarão tranquilos por terem a certeza de que seus pais virão buscá-los, tão logo chegue a hora marcada.

        Me lembro que a professora de Julinha do ano passado, dizia que eles incorporavam tanto a rotina, que depois do lanche eles já diziam que estava chegando a hora do papai e da mamãe vir buscá-los...rs

        Muitos pais passam pelo problema da chamada "adaptação tardia", ocorre quando a criança nos primeiros dias de aula está completamente à vontade, não chora, está muito empolgada, acha tudo o máximo, e depois que toda a turma já está tranquila e adaptada (o que ocorre em regra na segunda ou terceira semana de aula) aí ela começa a chorar e a querer a presença dos pais, isso se dá pois a escola "perde seu encanto", o que era novo e cheio de atrativos, por ser diferente da rotina que levava, se torna uma nova rotina, e aa escola começa a perder a graça para eles, por isso é tão importante que o período de adaptação escolar seja visto com o cuidado e a atenção que merecem, para que se evite problemas futuros.

         Minha pequena hoje está no Grupo/Maternal 3 (em razão de fazer aniversário no mês de junho), sua Pró se chama Adriana "Drica", uma pessoa apaixonante, alto astral e muito confiante e segura do seu trabalho!!!

         Que seja um ano letivo muito abençoado na vida desses lindos estudantes mirins!!!

11 de fevereiro de 2012

Mais uma de suas conquistas!!!

     Hoje minha pequena me deu mais uma prova de que já é uma mocinha, e como tal, tem buscado se tornar a cada dia mais e mais "independente".

     Uma de suas características principais é a determinação, quando essa pequena garota de três anos quer alguma coisa, poucas vezes a convencemos do contrário, o comum é ela nos convencer do que ela quer, pois tem uma capacidade de argumentação incrível, coisas de sua personalidade forte, mas que me deixa muito orgulhosa. Nunca quis ter uma "criança-marionete", não faço a mínima questão de que minha filha diga "amém" a tudo o que eu quero, nunca quis ter uma filha manipulável ou influenciável, acho lindo o jeito dela de discordar da opinião dos outros e tentar fazer prevalescer a sua vontade, especialmente porque ela sempre foi muito respeitosa, e daí vem minha admiração: ela não transforma suas vontades em um "cavalo de batalha", ela simplesmente nos convence, através de idéias muito claras e objetivas do porque devemos fazer sua vontade.

     Importante ressaltar, que minha filha não tem TODAS as suas vontades realizadas, mas apenas aquelas que estão de acordo com a educação que eu e o pai dela a transmitimos. 

     Fico muito tranquila por Julinha ser desse jeito, pois, no mundo em que vivemos, tenho muito medo das amizades que ela terá e de quais influências ela sofrerá, portanto, acredito sinceramente, que sendo do jeito que é, só seguirá o caminho do mau se for de sua vontade, o que eu tenho certeza que não acontecerá, por ela ser uma alma boa, generosa, amorosa, e tenho certeza que ela não desvirtuará do seu caminho, mas, uma coisa é certa: ela jamais fará alguma coisa com a qual não concorda, apenas para seguir a influência e pressão do meio em que estiver.

       E hoje, depois que saímos do banho, ela me disse que gostaria de tentar vestir sua roupa sozinha, e eu percebi como nós pais somos super protetores mesmo quando não queremos ser, pois lembrei que apesar de viver estimulando sua autonomia, nunca a havia motivado a vestir sua roupa sozinha, é claro que pouco antes de completar três anos, ela passou a ir ao banheiro sozinha, apenas para o nº 01, mas ela só me avisava que estava indo e eu a ajudava a lavar as mãos por ela não alcançar a pia, portanto ela já se despia parcialmente e se vestia de novo, mas, nunca a havia estimulado para tentar se vestir sozinha depois do banho...

      A minha primeira reação foi a de lhe dizer que ela não conseguiria, pois já havia separado a roupinha que ela ia vestir, e isso incluía uma calça, mas, segurei o meu ímpeto e a motivei a tentar dizendo que tudo bem se ela não conseguisse, que ela não precisava se cobrar tanto já que aquela era a primeira vez que ela estava tentando, e aproveitei para lembrá-la de que muitas vezes precisamos tentar inúmeras vezes até conseguirmos atingir nossos objetivos.

     Pois bem, ela vestiu a calcinha sem dificuldades, e passou alguns longos minutos, com uma dificuldade visível até conseguir vestir a calça que eu acreditei que ela não conseguiria, e precisei me controlar para não ajudá-la, depois fiquei imaginando que ela pediria meu auxílio para vestir a camiseta, pois requer um pouco mais de habilidade, e eis que depois de ficar algum tempo olhando para a blusa, ela disse: "mãe, não tem jeito, vou ter que vestir essa blusa pelas pernas". Eu fiquei muito feliz com a capacidade dela de encontrar uma saída para resolver seus problemas, e depois veio toda orgulhosa comemorar sua mais nova conquista, parabéns filha!!!!

5 de fevereiro de 2012

Lidando com as primeiras perdas...

                  Hoje foi um dia triste para minha pequena, pois, a peixinha que ela ganhou (falei sobre ela em um post anterior), infelizmente amanheceu morta, assim como os filhotinhos que ela havia tido...

              Não foi mais triste porque havíamos preparado ela para isso, tendo em vista que peixes oriundos dessas pescarias, não sobrevivem muito tempo, em função dos "maus-tratos" que acabam sofrendo, mesmo que não seja exatamente esse o objetivo. Mas, criança é criança, e mesmo sempre demonstrando muita maturidade para lidar com as mais diversas situações (e não foi diferente nesse caso), ela não poderia deixar de ficar triste, contudo, não se deixou abater...me disse que estava triste, que não queria que ele tivesse morrido, mas que a gente já tinha falado com ela que isso podia acontecer e que ela tinha prometido que não ia ficar triste, e que depois a gente comprava outros peixes e ia ter um aquário bem lindão!

                    Fiquei aliviada, pois no fundo, tive muito receio de que isso lhe gerasse um trauma, pois é muito difícil lhe dar com perdas, especialmente quando somos crianças e não entendemos direito o significado delas.

                  Acredito que o mais importante em situações como essas, é falarmos sempre a verdade, sem rodeios, de maneira clara e direta. No dia em que o peixinho chegou tive uma conversa com Julinha sobre o quanto era legal ela ter um peixe, mas fiz questão de alertá-la sobre a possibilidade dele morrer, e que isso não deveria deixá-la triste, pois criança não pode sofrer, e é preciso ter muito cuidado para não gerarmos traumas em nosso filho.

                Você é o espelho do seu filho, ele sempre vai reagir de acordo com a sua reação, se enxergar em você segurança e tranquilidade para lidar com situações difíceis, sem dúvida alguma irá te imitar e reagirá da mesma forma. Assim que o papai disse a ela que ele estava morto, ela veio toda chorosa me contar e eu não fiz nenhum alarde, apenas disse que lamentava muito, que era uma pena, mas que nós sabíamos que isso poderia acontecer, e diferente do que alguns podem pensar: isso não é frieza, e sim equilíbrio!!!

              Infelizmente não vai ser agora que sua história com animais de estimação vai começar, daremos tempo ao tempo, e quem sabe em breve não terei uma nova história sobre isso para contar pra vocês...

1 de fevereiro de 2012

Planejando mais um herdeiro...

          Há mais ou menos sete meses, meu marido começou a me pedir para aumentarmos a nossa família, e para consegui alcançar seu objetivo arranjou uma forte aliada: Julinha.

            Eu disse que achava precipitado, não tinha certeza se estava pronta para reviver a maternidade desde a gestação, encarar nove meses de gravidez, os enjôos, o canso, os inchaços, a falta de ar, o excesso de peso, etc., e depois que o bebê nascesse... noites em claro, troca de fraldas, e mais inúmeras concessões que necessariamente precisamos fazer ao decidirmos ter um filho, e eu posso falar desse assunto com muita propriedade, pois já passei por tudo isso, e sei bem como muda a rotina do casal a chegada de uma criança, especialmente quando já temos uma criança em casa, então o trabalho é literalmente dobrado...

        No meio de tantas dúvidas, quanto a ter ou não outro filho, achei melhor esperarmos um pouco...e os meses foram passando, e a cada dia que passava ele voltava com o assunto...e eu passei a ponderar diversas coisas, e dentre elas o imenso desejo que também sentia em reviver tudo mais uma vez...

            E no início desse ano, decidi deixar nas mãos de Deus, e passei a dar uma forcinha à natureza, mas, acredito sinceramente que demore a acontecer. Quando planejei engravidar de Julinha, esperei por seis meses até acontecer o tão esperado "positivo", então, imagino que dessa vez espere um pouquinho mais, portanto, acredito que no final desse ano estarei comemorando a chegada de mais um anjinho em minha vida, e dessa vez, não tenho preferência pelo sexo, o que vier, será muito bem vindo e muito amado(a).

           Agora é só esperar!!!!