Hoje minha pequena me deu mais uma prova de que já é uma mocinha, e como tal, tem buscado se tornar a cada dia mais e mais "independente".
Uma de suas características principais é a determinação, quando essa pequena garota de três anos quer alguma coisa, poucas vezes a convencemos do contrário, o comum é ela nos convencer do que ela quer, pois tem uma capacidade de argumentação incrível, coisas de sua personalidade forte, mas que me deixa muito orgulhosa. Nunca quis ter uma "criança-marionete", não faço a mínima questão de que minha filha diga "amém" a tudo o que eu quero, nunca quis ter uma filha manipulável ou influenciável, acho lindo o jeito dela de discordar da opinião dos outros e tentar fazer prevalescer a sua vontade, especialmente porque ela sempre foi muito respeitosa, e daí vem minha admiração: ela não transforma suas vontades em um "cavalo de batalha", ela simplesmente nos convence, através de idéias muito claras e objetivas do porque devemos fazer sua vontade.
Importante ressaltar, que minha filha não tem TODAS as suas vontades realizadas, mas apenas aquelas que estão de acordo com a educação que eu e o pai dela a transmitimos.
Fico muito tranquila por Julinha ser desse jeito, pois, no mundo em que vivemos, tenho muito medo das amizades que ela terá e de quais influências ela sofrerá, portanto, acredito sinceramente, que sendo do jeito que é, só seguirá o caminho do mau se for de sua vontade, o que eu tenho certeza que não acontecerá, por ela ser uma alma boa, generosa, amorosa, e tenho certeza que ela não desvirtuará do seu caminho, mas, uma coisa é certa: ela jamais fará alguma coisa com a qual não concorda, apenas para seguir a influência e pressão do meio em que estiver.
E hoje, depois que saímos do banho, ela me disse que gostaria de tentar vestir sua roupa sozinha, e eu percebi como nós pais somos super protetores mesmo quando não queremos ser, pois lembrei que apesar de viver estimulando sua autonomia, nunca a havia motivado a vestir sua roupa sozinha, é claro que pouco antes de completar três anos, ela passou a ir ao banheiro sozinha, apenas para o nº 01, mas ela só me avisava que estava indo e eu a ajudava a lavar as mãos por ela não alcançar a pia, portanto ela já se despia parcialmente e se vestia de novo, mas, nunca a havia estimulado para tentar se vestir sozinha depois do banho...
A minha primeira reação foi a de lhe dizer que ela não conseguiria, pois já havia separado a roupinha que ela ia vestir, e isso incluía uma calça, mas, segurei o meu ímpeto e a motivei a tentar dizendo que tudo bem se ela não conseguisse, que ela não precisava se cobrar tanto já que aquela era a primeira vez que ela estava tentando, e aproveitei para lembrá-la de que muitas vezes precisamos tentar inúmeras vezes até conseguirmos atingir nossos objetivos.
Pois bem, ela vestiu a calcinha sem dificuldades, e passou alguns longos minutos, com uma dificuldade visível até conseguir vestir a calça que eu acreditei que ela não conseguiria, e precisei me controlar para não ajudá-la, depois fiquei imaginando que ela pediria meu auxílio para vestir a camiseta, pois requer um pouco mais de habilidade, e eis que depois de ficar algum tempo olhando para a blusa, ela disse: "mãe, não tem jeito, vou ter que vestir essa blusa pelas pernas". Eu fiquei muito feliz com a capacidade dela de encontrar uma saída para resolver seus problemas, e depois veio toda orgulhosa comemorar sua mais nova conquista, parabéns filha!!!!