♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

17 de janeiro de 2009

Engatinhando

                   Uma das cenas mais lindas que eu já vi, foi a da minha pequena engatinhando...
Depois que ela conseguiu sentar foram muitos dias de expctativa para que ela engatinhasse, era emocionante ver o quão frágil é o ser humano em desenvolvimento, o esforço que ela fazia tentando engatinhar era comovedor, até que depois de longos dias de tentativa, eis que a pequena começa a engatinhar de marcha ré...rsrs, ela passou um tempo engatinhando para trás até enfim conseguir engatinhar para frente., quando estava com 7 meses.
                   Mas nem toda criança passa por essa fase, e isso é absolutamente normal. Algumas crianças pulam essa etapa, e depois que conseguem sentar sozinhas, aprendem a ficar de pé, até conseguir andar, o importante é não forçar...e esperar que cada criança dê os sinais e se desenvolva, afinal de contas o ato de engatinhar não demonstra que a criança é mais saudável do que a que não consegue engatinhar, mas que elas são diferentes, apenas isso. Mas eu não posso deixar de reconhecer que é muito lindo vê aquele bebezinho engatinhando pela casa inteira, e depois que essa fase passa bate uma saudaaaaaade!!!

16 de janeiro de 2009

Conhecendo o mar

                  Acho que todas as mães devem ficar se perguntando quando será o melhor momento de levar seu bebê à praia pela primeira vez, aqui não vou falar do livre arbítrio e da vontade individual de cada mãe, e vamos falar um pouco de consenso (embora eu não costume seguir a opinião da maioria, neste caso é uma exceção), ao menos no consenso dos pediatras, o bebê não deve ir à praia antes dos 6 meses completos, por ser um lugar de extrema exposição ao sol, entre outras exposições um tanto quanto óbvias.
                 Acredito que pra mim tenha sido ainda mais difícil aguardar esse prazo, tendo em vista o fato de eu morar muito perto da praia, mas quando o assunto é a saúde e a segurança da minha filha, os demais aspectos ficam em segundo plano.

                 Quando Julinha estava com 7 meses, a levamos para conhecer o mar, ela ficou encantada com o seu barulho, e era perceptível a sua excitação com a imensidão do mar, obviamente passamos muito pouco tempo na praia por ter sido sua primeira vez, mas foi o suficiente pra ela poder aproveitar o que era possível, fomos eu, Julinha, Papai, tio Dinho, tia Liu, e o seu priminho Moisés, tiramos um milhão de fotos, e nos divertimos muito.
Dicas: o mais importante ao levar um bebê à praia é NUNCA esquecer de passar protetor solar antes de sair de casa, e enquanto estiver na praia, deixá-la com um chapeuzinho pra evitar o contato direto com o sol na cabeça e no rostinho, e principalmente, HIDRATAR, HIDRATAR, e HIDRATAR, água de 5 em 5 minutos. Além disso, todos nós sabemos que devemos evitar exposição ao sol depois das 10h da manhã e até às 16h da tarde, mas em se tratando da cidade de Salvador, acredito que o limite do sol matinal para os bebês seja às 09h, horário que no verão o sol já está escaldante!!!