♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

16 de janeiro de 2010

Hora de ir para escolinha

            Quando Julinha completou 1 ano e 7 meses comecei a visitar algumas escolinhas, essa é uma escolha muito difícil, deixar a criança em casa aos cuidados de uma babá ou matriculá-la em uma escolinha?
 
            Vamos por partes: a primeira coisa que o casal deve fazer é conversar sobre o assunto para que os dois cheguem a um denominador comum, e a pauta dessa conversa, necessariamente deve ser: com que idade nosso filho irá para a escola? qual o turno em que ele estudará? (isso gera mais consequências do que se pode imaginar) o que esperamos da escola, ou o que é mais importante em uma escola? qual o formato de educação que mais combina com nossa educação doméstica, tradicional, construtivista, sócio - interacionista?
 
            Essa conversa inicial entre os pais, ajuda e muito na hora da decisão, porque durante a escolha, te farão todas essas perguntas, e você poupará muito tempo se já estiver com todas as respostas, pois bem, falaremos delas ponto a ponto...
 
           A pergunta principal, e a mais difícil de ser respondida é: com que idade nosso filho irá para a escola? E para respondê-la, precisa ser considerada muitas variantes... eu coloquei minha filha na escola com 1 ano e 7 meses, e muitas foram as razões para esta escolha: o pai entrou na escola com essa idade, e gostaria que a filha entrasse com a mesma idade, nós dois trabalhávamos e ela passava o dia inteiro aos cuidados da babá, e como começou a falar muito cedo (com 7/8 meses), com 11 meses ela já falava e entendia tudo o que falávamos perto dela, e como boa aprendiz que era, repetia automaticamente tudo o que ouvia, infelizmente, nós não demos muita sorte com babás no que se refere à parte educacional-pedagógica, então me peguei ouvindo minha filha falar diversas palavras erradas, além de algumas coisas inadequadas para sua idade, afora todos os brinquedos educativos que eu comprava sendo usados de maneira errada, enfim, entre manter essa situação ou ajudá-la a ser mais sociável, e de quebra ainda ter momentos de diversão e aprendizado na escola, obviamente eu escolhi a segunda opção, mas...como para tudo existe o lado ruim, havia a adaptação, que na realidade descobri que quem precisava mesmo se adaptar era eu, porque passei 15 dias dentro da escola, apesar de ela não procurar mais por mim desde a primeira semana, lembro como se fosse hoje, o primeiro dia em que a deixei sozinha na escola, passei a manhã inteirinha chorando, me sentindo super culpada, achando que ainda era muito cedo, que ela não estava pronta, que fui precipitada, enfim, graças a Deus pude contar com minha amiga Cíntia, que me escutou e me acalmou como um bom anjo que sempre foi para mim, e fez eu me sentir muito menos ridícula do que parecia ser.
 
            Pois bem, uma vez tendo decidido que está hora do seu pequeno ir para a escola, deve decidir em que horário ele irá estudar, e isso gera algumas consequências na rotina da criança que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, crianças que dormem à tarde, talvez tenham dificuldade em se adaptar na escola acaso estudem nesse horário porque sentirão muito sono, ficarão irritadas e/ou não aproveitarão o momento em que estiverem lá por estarem estressadas, ou até mesmo dormirão na escola, e cá entre nós, mensalidade escolar é muito cara para que você pague para seu filho dormir não acha? então, deve analisar muito bem a rotina do seu filho para decidir qual o melhor horário para matriculá-lo.
 
            No que se refere à questão: o que você espera da escola? Ou seja, como é a linha de ensino da escola, a sua proposta pedagógica, seus valores, enfim, com que a escola está preocupada em ensinar a seu filho, pois existem algumas escolas que se preocupam em formar "CDF's", ou seja, o aluno tem que está mais preparado do que os alunos das demais escolas, aqui em Salvador, por exemplo, existem escolas que fazem os chamados "vestibulinhos" que são mini vestibulares, desde a educação infantil, o que eu particularmente, considero um grande absurdo, enquanto existem outras escolas, em especial as que possuem ensino religioso, que estão mais preocupadas com a formação moral de seus alunos, tendo como missão a transmissão de valores, cujo principal objetivo é a formação moral do individuo. Eu sou adepta dessa segunda linha de pensamento, então é muito importante que os pais conversem sobre o que querem para o futuro dos seus filhos e só depois comecem a busca pela escola que mais se adeque a seus desejos.
 
            O último ponto, porém, não menos importante, é saber qual linha pedagógica mais te agrada, para isso é fundamental que leiam sobre o assunto, busquem informações, visitem e conheçam a rotina de cada uma dessas linhas para só depois fazerem suas opções. as principais são: A tradicional, a Construtivista, e a Sócio interacionista, imagino que deva haver outras, mas, essas são as principais. E para fazerem essa escolha devem conhecer a fundo cada uma dessas correntes pois elas são muito diferentes, o que vai influenciar muito no aprendizado do seu filho. A que mais me agrada das três, é a sócio interacionista, inclusive foi justamente a que eu escolhi para matricular minha filha, contudo, essa escolha é muito particular, por isso deve ser analisada individualmente por cada família.
 
          Bom, como disse no início, minha filha entrou na escolinha com 1 ano e 7 meses, basicamente por falta de opção, mas, se eu pudesse ficar em casa com ela, ou mesmo se tivesse alguém de confiança da família que pudesse tomar conta dela, sem dúvida alguma teria deixado ao menos que ela completasse 2 anos, não muito além disso, porque daí já acho que perdemos muito tempo, mas com certeza teria esperado um pouco mais, pois sem dúvida alguma, eu teria sofrido muito menos, mas, cada um sabe da sua realidade e com certeza saberão escolher o momento mais conveniente e oportuno para que a criança entre no mundo fantástico da escola, são tantos aprendizados, tantas descobertas, é fascinante!!!!!