Homenagem ao dia do índio!!!
Gosto da metodologia de ensino da escola de Julinha, estou mais do que satisfeita...Quando ela estudava em uma escolinha menor, a cada data comemorativa ela chegava em casa toda pintada, toda caracterizada, era uma graça!!! Mas hoje, na nova escola, eles não enfeitam a criança em cada um desses dias não, ao contrário disso, as crianças passam a semana toda trabalhando uma oficina, e nesse caso, eels trabalhavam a vida, alimentação e os costumes indígenas, além de terem recebido uma tribo na escola, o que permitiu que eles pudessem ver de perto tudo o que a professsora passou a semana toda falando na teoria, Julinha ficou maravilhada!
E além disso, em um dos dias da semana, nós pais temos que caracterizar nossos filhos com o tema, o que permite uma maior interação entre a família e a escola. É óbvio que percebo que muitos pais nem se dão ao trabalho de tentarem fazer algo pessoal (pois a proposta da escola é justamente que nós usemos nossa criatividade e que a fantasia seja bolada em casa mesmo), e acham mais cômodo alugar/comprar uma fantasia pronta, e claro seus filhos ficam sempre muito lindos.
Eu sou um pouco diferente, primeiro porque adoro interagir com a escola e participar da rotina dela na escolinha e depois porque me recuso a alimentar em minha filha o bichinho do consumismo, portanto, sou avessa à idéia de a cada data comemorativa comprar uma nova fantasia, portanto, procuro usar minha criatividade e caracterizá-la com obejtos e roupas que temos em casa, e acredito estar no caminho certo, pois Julinha é sempre muito elogiada e sempre recebo muitos elogios das professoras por minha postura.
Julinha hoje se julga íntima dos índios, em uma de nossas conversas ela veio me contar o que aprendeu na escola durante a semana:
- Mãe, sabia que os índios quando ficam doentes não vão no médico? eles tem um médico que se chama pajé, aí eles vão na Oca do pajé e ele manda fazer um chá de ervas e eles ficam bons, sabia? Sem remédio...
- E sabia que os índios se alimentam de coisas que eles plantam? batata-doce, aipim, amendoim...
- Mas hoje já existe índio que usa roupa, não mora mais nas ocas, tem televisão e até celular, sabia mãe?
Sei que à primeira vista parece que eu reescrevi o texto ou que estou criando uma historinha bonitinha, mas, sinceramente, essas foram EXTAMENTE as palavras utilizadas por ela, e todo esse conhecimento de minha filha de apenas 3 aninhos é mérito exclusivo da escola dela, portanto, a cada dia que passo, me convenço mais da importância de se escolher uma boa escola para nossos filhos, desde a primeira infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário