♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

15 de novembro de 2011

Temperamental/geniosa?

           Quando estamos planejando a chegada de um filho temos muitas preocupações: a nossa preferência pelo sexo, a escolha do nome, quem será sua madrinha/padrinho, com quem queremos que ela seja parecida, com seu enxoval, etc. Mas nunca nos preocupamos com sua personalidade e com seu temperamento, acredito que esse seja um detalhe que nem passa pela cabeça dos pais, afinal de contas, aparentemente todas as crianças são iguais, mas isso é apenas uma falsa impressão, posso garantir...

           Sempre esquecemos de um grande detalhe: os lindos e adoráveis bebês de hoje, são os adultos de amanhã, e cada pessoa é individual, portanto, jamais serão iguais umas às outras, e sem dúvida, cada uma é especial justamente por ser diferente.

           Desde que minha filha nasceu mostrou a que veio, sempre foi uma criança muito independente, lembro que quando ela estava aprendendo a andar, já não queria mais ficar no colo, só queria ficar no chão buscando novos desafios, e com isso aprendi que alguns traços de nossa personalidade se definem desde o nosso nascimento, e aos pais resta muito pouco nesse momento, pois muitos desses traços dificilmente serão modificados.

           Acredito que algumas crianças vêm por encomenda, ou seja, Deus escolhe quem serão os seus pais antes do seu nascimento, porque se pararmos para observar, Deus apenas nos faz passar por situações que somos capazes de enfrentar, sempre escolhe os filhos que sabe que saberemos cuidar, educar, amar, respeitando as suas particularidades e eu sou um bom exemplo disso, pois sei que poucas mães saberiam educar minha filha do jeito que ela é.

           Minha filha é o tipo de criança que pode ser classificada como "difícil", pois ela não é daquelas crianças manipuláveis, ou obedientes, do tipo que acatam a tudo o que lhe dizem sem fazer perguntas, pelo contrário, ela é uma criança muito inteligente, muito esperta mesmo, e altamente questionadora, a fase do "porquê" dela se iniciou aos 2 anos, extremamente precoce...e desde então sempre se mostrou muito cheia de personalidade, muito dona de sua vontade e de suas próprias razões, e acho que "domar" uma ferinha como essas é uma tarefa para poucos, mas, modéstia a parte, me saio bem em minha missão. Sou extremamente sensível e consigo saber exatamente do que ela precisa nos mais variados momentos. Sou completamente apixonada por Julinha, e a encho de amor, carinho e atenção, mas sei ser bastante dura quando é necessário, e sei mostrá-la que precisa respeitar limites e obedecer a alguns regrinhas de convivência para conviver bem em sociedade, mas em se tratando de minha filha, asseguro que essa é uma missão muito difícil.

           Com o passar do tempo descobrimos que crianças como minha filha, apenas exigem um pouco mais de atenção por parte de nós pais, pois podem ser extremamente carinhosas, atenciosas e respeitadoras, desde que saibamos como lidar com elas, e acima de tudo, desde que respeitemos os seus limites...

           Ao entendermos o seu temperamento, aprendemos que existem certas situações que a fazem reagir assim, em especial quando estão com sono ou com fome, ficam excessivamente irritadas, intolerantes, impacientes, portanto, se não quiser vê-las tendo um "ataque" respeite os horários de suas refeições e de seu descanso, e nesse caso terão sempre uma anjinha em casa.

           Segue abaixo um trecho de uma interessantíssima matéria referente ao tema, muito relevante, vale a leitura:

             "O que os pais podem fazer?

              Como pai ou mãe de uma criança difícil, é importante reconhecer que vai ter muito trabalho. Então proteja seu sono – planeje ter 8 horas por noite –, planeje o tempo para se exercitar, ou para conversar com amigos. Quando começar a ficar chateado, distancie-se do problema ou respire fundo. Diga a si mesmo: meu filho está perdendo a calma, mas eu não tenho de perder também. Então, foque nas qualidades dele e realmente olhe para os rótulos que usa para descrevê-lo. A criança teimosa é comprometida com seus objetivos. Quando você usa um rótulo positivo, abre seu coração para ela. Nunca é tarde demais. Essas crianças possuem características, traços que nós valorizamos em adultos. Elas são mais apaixonadas, sensíveis, perceptivas e energéticas. Estas são coisas boas, e nós podemos ajudá-las a desenvolver suas habilidades, para que elas as usem melhor."

#ficaadica

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário