♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

19 de agosto de 2012

5 Frases que você NÃO deve dizer ao seu filho

Estava lendo essa matéria e percebi o tamanho de sua importância e por essa razão decidi publicá-la aqui...vale muito a pena a leitura:

"Elaboramos uma lista com itens que podem quebrar a relação de confiança entre vocês ou prejudicar a autoestima da criança


Você certamente sabe que o primeiro contato de uma criança com o mundo acontece dentro da família e que os adultos, portanto, têm um papel fundamental na formação da personalidade e identidade social de uma criança. Por isso, tanto os seus atos quanto aquilo que você diz para o seu filho têm grande importância – e podem ter um impacto positivo ou negativo sobre ele. 

Segundo a da professora de psicologia da faculdade Pequeno Príncipe (PR) , ligada ao hospital de mesmo nome, Mariel Bautzel, toda a estrutura psíquica e social de uma pessoa é formada na primeira infância. “Não é raro vermos adultos que não sabem lidar com os próprios sentimentos ou que desconfiam muito do outro”, explica a especialista. Para ela, a causa pode estar lá atrás, na infância. 

Pensando nisso, com a ajuda de Mariel e também da psicoterapeuta do Hospital e Maternidade Santa Catarina (SP), Germana Savoy, listamos 5 frases que você NÃO deve dizer ao seu filho. 

“Para de chorar” 
A clássica frase inibe a expressão do sentimento da criança, sendo que o ideal é que você a ensine a lidar com as próprias emoções. “Sempre aconselho que os pais mostrem uma alternativa para o filho. Uma boa saída é pedir que eles mantenham a calma no momento do choro”, diz Germana. 

“Volte já para a sua cama, isso é só um sonho” 
Até os 5 ou 6 anos, as crianças não sabem diferenciar com precisão o mundo real do mundo dos sonhos, por isso elas não entendem bem quando você disser que aquilo que vivenciaram não é real. O melhor é acalentar o seu filho, dizer que o medo logo vai passar e colocá-lo para dormir na cama dele novamente. 

“Essa injeção não vai doer” 
Mentir para o seu filho faz com que a relação de confiança entre vocês seja quebrada. Fale sempre a verdade. Além da dor da injeção, ele também vai ficar magoado por ter sido enganado. Diga que é uma picadinha rápida, e que será para que ele tenha cada vez mais saúde para brincar.

“Você não aprende nada direito” 
Crianças que têm uma referência negativa de si mesmas obviamente ficam com a autoestima prejudicada, explica Germana. E, como elas ainda possuem um mecanismo de defesa pouco desenvolvido, tudo o que um adulto disser terá um impacto enorme. Dizer que elas são burras, ou que nunca vão aprender matemática, por exemplo, pode fazer com que realmente acreditem que têm essas fraquezas.
"Se você não me obedecer, eu vou embora" 
A criança tem de aprender a respeitar os pais pela autoridade - e não por medo de perdê-los ou, pior ainda, de ser maltratada. Ameaças e chantagens estão fora de cogitação.
Claro que, às vezes, os pais acabam falando coisas que não gostariam... Se isso acontecer, não se culpe. O jeito é recuperar a calma e conversar com a criança, explicando que agiu de forma errada.

Fonte: www.revistacrescer.com.br

10 de agosto de 2012

Pré-Natal

     Hoje foi um daqueles dias em que já acordo ansiosa, passo o dia inteirinho contando as horas pra chegar o horário da minha consulta... Não consigo entender como algumas mulheres conseguem não fazer o acompanhamento de sua gravidez, pois pra mim, deveríamos ter uma consulta por semana, porque uma por mês não basta, estou sempre cheia de dúvidas e perguntas, mas quando elas não são urgentes tenho o bom senso de esperar até a consulta mais próxima pra esclarecê-la, por isso fico sempre muito ansiosa para que a próxima consulta chegue logo, e além das dúvidas, tem a razão mais importante para tanta ansiedade: ver o rostinho da minha bebezinha, escutar o seu coraçãozinho batucando e ouvir da minha obstetra preferida que está tudo bem!!!!

     Esse sem dúvida é o melhor e mais lindo momento do mês para mim, sempre chego ao consultório tensa e sempre saio de lá cheia de sorrisos, e não se enganem, isso não melhora na espera do segundo filho, é tudo igual, as mesmas dúvidas, as mesmas inseguranças, enfim, parece que nunca passamos por isso, mas o melhor de tudo é sabermos que nossa bb está saudável, isso sim, não tem preço...

     Além disso tudo, ainda podemos acompanhar o desenvolvimento do feto, a minha bebezinha por exemplo está com 36 centímetros de comprimento e 1.300gr (uma bebê forte, imensa e saudável) graças a Deus!!!

     Mas nem tudo são flores, no pré-natal também nos pesamos e descobrimos o quanto engordamos, esse é detalhe tão sem graça que nem vale a pena comentar aqui, mas eu já estava quase em depressão porque tinha que fazer dieta, e acho que esse é o pior castigo que uma grávida pode sofrer: deixar de comer tudo o que vê pela frente e tem vontade, mas enfim, por essas e outras decidi desencanar e aproveitar minha gravidez, e assim que minha pequena nascer e Dra Cláudia permitir voltarei com tudo à prática de atividades físicas e correrei atrás do meu prejuízo...

 

8 de agosto de 2012

As várias faces da gravidez - parte II

     Apesar de todos os incovenientes e desconfortos de uma gravidez, sua beleza e magia faz com que tudo de desagradável se torne tão pequeno que logo esquecemos a parte chata e ficamos só com as memorias mais deliciosas...

     Um dia desses estava refletindo sobre a magia e a magnitude de uma gestação...estava no trânsito com meu marido quando de repente Liz começou a mexer, e no mesmo momento percebemos que apesar de aparentemente estarmos sozinhos, na realidade éramos três, ela também estava ali, e do jeito dela estava falando e interagindo conosco, e passamos a analisar o quanto nós mulheres somos especiais por termos sido escolhidas para gerarmos uma criança, é fascinante sabermos que dia após dia um novo ser humano está se formando dentro de nós, sabermos que em pouquíssimo tempo, colocaremos no mundo mais uma pessoa, que dentro em breve estará sentando, falando, andando e formando personalidade, e crescerá, e se tornará mais uma cidadã, é incrível termos esse "dom", é realmente fascinante!!!

     Fiquei imaginando que havia um coração batendo dentro de mim, além do meu, e nesse momento me senti a pessoa mais importante e mais forte do mundo, o senso de responsabilidade brota numa velocidade assustadora, pois me lembrei que eu era TOTALMENTE responsável por sua integridade física, por sua alimentação, por sua formação, enfim, é um serzinho totalmente dependente de nós, e diferente de quando o bb nasce, que muitas pessoas passam a se sentir respnsáveis por ela, durante a gravidez nós mamães somos as ÚNICAS responsáveis por aquele pequeno e indefeso ser, e tudo de positivo ou negativo que aconteça com ela será exclusivamente culpa nossa...é muita responsabilidade mesmo!!!

     Gerar uma criança, senti-la mexendo dentro de nós, percebermos a interação dela conosco ainda enquanto feto, é algo simplesmente inexplicável...Julinha sempre foi tranquila durante a gravidez, mexia pouco e reagia pouco a nossos estímulos, conversas, etc. Liz é o oposto, mexe muito e durante todo o dia, as vezes, durante nossas conversas, chego a pedir pra ela ficar mais quietinha, pois determinados movimentos machucam, ela é muito agitada, mexe pra valer, mas para vê-la dando vários chutes, alguns visíveis mesmo à distância, basta o papai está por perto, não precisa nem se dirigir a ela, basta ela escutar a voz dele, que parece que vai pular pra fora da barriga, é lindo de ver o quanto ela sente e gosta da presença dele...sem contar no número de vezes que eu estou conversando com ela, ou quando minha mãe ou Julinha fazem carinho na barriga, dão beijo, e ao perguntarmos se ela está percebendo que o carinho é pra ela, sempre termos resposta através dos seus chutes, é magnífico!!!

     E por fim, além de tudo isso...sentirmos um filho em nossos braços, sabermos que é nosso, nasceu de nós, é um pedacinho de nós, realmente não tem preço...não há nada no mundo que seja mais valioso do que entrarmos em casa, depois de um exaustivo dia de trabalho e sermos recebidos com o maior e mais sincero sorriso do mundo!!!

     Por essas e muitas outras vale muito a pena vivermos algumas gestações!!!

7 de agosto de 2012

As várias faces da gravidez!!!

     A decoberta de uma gravidez é sempre uma caixinha de surpresas, algumas deliciosas...outras nem tanto...

     Já ouvi falar em algumas pessoas que não passam nenhum desconforto, que não sentem nada e que acham a gravidez um sonho...eu particularmente não conheço niguém que me faça esse relato pessoalmente, mas sinceramente não acredito nisso, eu que já estou vivendo minha segunda gravidez, tenho muita dúvida que isso seja possível. E olhe que apesar de já ter vivido uma gravidez, a segunda é totalmente diferente...

     Não consigo imaginar uma gravidez sem enjôos por exemplo, o que pra mim é a pior parte dela, tudo o que você come (praticamente nada) tem um péssimo gosto, até a água tem um sabor diferente, aliás, nem precisa comer para sentir gosto ruim, a própria saliva se encarrega de fazer isso, nós dormimos e acordamos com um sabor terrível na boca. Eu conheço algumas pessoas que enjoaram durante quase toda a gravidez, e nesse sentido eu tenho muita sorte, pois tanto na minha primeira gravidez quanto agora só senti enjôo até completar três meses, como num passe de mágicas eles foram embora.

     Outro ponto negativo da gravidez são os inchaços...graças a Deus desta vez, graças ao fato de está praticando atividade física, ainda não comecei a inchar, apesar de já está entrando no sétimo mês. Ao contrário da minha primeira gravidez, que por está sedentária retive muito líquido e além de ficar muito inchada, o uqe começou a acontecer no 5º mês, sentia dores fortíssimas nas pernas, minha obstetra chegou a desconfiar de trombose, o que graças a Deus não se confirmou...daí ser fundamental a prática de atividade física, ainda que só consiga dar inicío durante a gestação, mas nesse caso, respeitando as limitações da gravidez.

     Além disso, existem os incovenientes considerados comuns, que pesar de incomodarem pouco não deixam de se fazer presentes, por exemplo, o cansaço excessivo, coisas corriqueiras passam a ser realizadas com mais dificuldade, o peso natural da gravidez que faz com que além de ficarmos mais cansadas, nos faz andar para os lados para que consigamos manter o equilibrio, a falta de ar, que faz parte da sua rotina, inclusive a razão do nariz dilatar, o que em algumas mulheres é um grande problema, e por fim, o excesso de peso, muitas vezes difícil de recuperarmos a boa forma física, as famosas estrias e celulites, a flacidez, etc

     Mas calma, não há motivos para pânico, a gravidez tem um lado delicioso e que faz tudo o que foi narrado aqui se tornar pequeno demais, afinal de contas se assim não fosse, algumas mulheres não fariam tanta questão de reviver essa deliciosa experiência...

     Falaremos disso no próximo post!!!