♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

16 de março de 2010

Hora de deixar a chupeta

           Como já havia falado em um post anterior, não resistir e acabei cedendo "aos encantos" do uso da chupeta, porém, assim que Julinha completou um ano de idade, comecei a achar que deveria retirá-la da vida da minha filha por vários motivos, primeiro porque a criança fica muito dependente dela, depois porque achava muito feio vê-la andando parecendo uma mocinha e com aquele "bubú" na boca, além de todos os motivos que levam muitos pais a serem veementemente contra o seu uso, porque prejudica a arcada dentária, cria problemas na fala, sem falar na higiene da chupeta que já não fazemos de maneira adequada, por total impossibilidade. Quem de nós nunca viu a criança colocar a mão no chão e na boca, o bubú no chão e na boca? enfim, a criança passa a ser mais independente a partir dessa idade, o que dificulta o nosso controle da chupeta.
 
             Apesar de Julinha nunca ter passado o dia inteiro de chupeta, desde que começou a usá-la só o fazia para dormir, assim que ela acordava eu tirava a chupeta e ela só voltava a usá-la a noite.
 
             Mas, essa é uma retirada muito mais complicada do que parece, é muito parecida com a retirada da mamadeira, por envolver a questão da sucção e do emocional, como já falei em post anterior, além do fato de que geralmente a chupeta é facilitadora na hora de colocar a criança pra dormir, minha filha assim que colocava a chupeta na boca, fechava o olho, era quase automático, imaginem então o trabalho que ela passou a dar na hora de dormir, nos primeiros dias é bastante complicado, mas a cada dia que passa, vai ficando mais fácil, é uma conquista gradativa, requer paciência e persistência, qualidades quase inerentes à nós mamães.
 
             Eu tentei das formas mais variadas, e quase estava desistindo quando descobri que há males que vem para o bem mesmo, e que Deus sabe a melhor hora para tudo acontecer em nossa vida. Pois bem, quando Julinha estava com 1 ano e 9 meses, ela teve uma "gengivite" (inflamação na gengiva, muito comum em crianças por colocarem objetos ou a própria mão suja na boca, é terrível!!! mas felizmente não é grave, porém, sofremos muitooo, a criança mal consegue beber água, e qualquer coisa faz a gengiva sangrar, dura em torno de uma semana, em algumas crianças mais, em outras menos...), e isso deixa a gengiva da criança muito sensível. Como nessa idade ela tinha mania de ficar mordendo a chupeta,e, em razão de está doente e ficar muito mais dengosa, a deixava usar a chupeta por mais tempo, em um belo momento eis que ela surge com a chupeta na mão e a boca toda suja de sangue, eu, ao vê aquela cena, enlouqueci, tomei a chupeta dela, a coloquei diante do espelho e disse o que aquela borracha suja provocava nela e que a partir daquele momento não a deixaria mais usá-la, ela virou-se pra mim e disse: então joga ela no lixo mamãe, e eu respondi que não, que ela é quem deveria fazer isso, mas que essa era uma decisão muito séria pois seria definitiva, que a partir do momento que ela a jogasse na lixeira, o caminhão do lixo a levaria embora e ela nunca mais a veria, e que eu jamais compraria outra, portanto que a deixaria guardada no lugar de sempre, e que quando ela quisesse fazer isso era só me avisar, ela saiu sem dizer nada, e passaram-se alguns dias (já não sei mais precisar quantos), e durante esses dias ela teve muita dificuldade para dormir, tinha sonos muito agitados, acordava algumas vezes durante a noite, mas, JAMAIS, nenhuma vez, sequer citou a palavra chupeta, até que um belo dia, ela se vira pra mim e pergunta: mamãe, cadê meu bubú? eu respondi que estava na geladeira, ela me pediu que o pegasse, e me disse: vou jogar ele no lixo agora, e eu fiz questão de relembrá-la de cada detalhe da nossa conversa de dias atrás, e ela confirmou que queria jogá-lo fora, e que nunca mais o usaria, e assim o fez!!!! Decidida e determinada como sempre demonstrou ser, nunca mais falamos sobre o assunto, e quando a perguntavam sobre o bubú ela simplesmente dizia: joguei fora, e nunca mais ele vai voltar, porque eu já sou uma mocinha!!!!