Quando Julinha estava com 2 anos e 6 meses, fomos fazer uma visita à nova casa da Dinda, em Amargosa, passamos o Reveillon com a Dinda e tio Dan, foi uma viagem muito divertida.
Julinha se encantou com a decoração natalina, que por sinal, nesse quesito eles arrasam, porque o paisagismo de Amargosa é um dos mais lindos na Bahia.
O objetivo desse blog é compartilhar experiências maternas, postar dicas que facilitem nosso dia-a-dia, e, sobretudo, compartilhar o imenso amor e realização que sinto em razão de ter me tornado mãe - Júlia e Liz - minhas eternas fonte de inspiração!!!
31 de dezembro de 2010
28 de dezembro de 2010
Dia especial - uma praiazinha com as tias queridas
Todos os dias agradeço a Deus por ter colocado essas duas pessoas maravilindas na vida dos meus queridos irmãos, pois assim a família toda ganhou dois anjos de presente, minhas cunhadas que eu tanto amo Liu e Bia, e pra ficar ainda mais perfeito, Julinha é o grande xodó delas, e não resiste a essas duas, basta ouvir o nome de uma delas pra minha pequena ficar toda derretida, cheia de amor...
Era para ser um dia como qualquer outro, mas, recebemos visita logo cedo, eram elas, e nos arrastaram para uma voltinha na praia, e como não poderia ser diferente, minha pequena se divertiu muito, correu, pulou, pintou o sete, foi perfeito, o difícil foi convencer Julinha a ir embora, dia especial, vale o registro.!
25 de dezembro de 2010
Dia especial - visita de tia Nessa
Esse dia foi realmente muito especial, pois depois de muito tempo em Londres, tia Nessa chegou para matarmos um pouquinho a saudade, foi uma pena ter ficado tão poucos dias, mas pelo menos diminuiu só um pouquinho a tristeza que a distância nos faz sentir.
Nessa é uma daquelas pessoas que quando estão perto de nós, é impossível a tristeza se aproximar, ela vive com um sorriso imenso estampado no rosto, e tem sempre tanto amor a nos oferecer que é impossível não ficarmos apaixonados, e não poderia ser diferente com Jú, assim que chegamos na casa dela, agarrou Julinha, a cobriu de beijos e abraços que pareciam velhas amigas, na realidade nem sei se Julinha se lembrava dela, provavelmente não, pois já fazia muito tempo que as duas tinham se visto, mas isso não fez a menor diferença, pra elas parecia que tinham acabado de se ver no dia anterior...coisas de Nessa, assim como tirar um monte de fotos de minha filha de camisola e depois me fazer postar aqui, mas como foi um dia raro e muito especial não poderia deixar de ser registrado.
Nessinha, amamos muito você!!!
16 de dezembro de 2010
Dia especial - Aniversário de tia Lora
O aniversário era de tia Lora, mas a festa foi toda pra Julinha, ela estava se sentindo a própria aniversariante, cantou, dançou, fez coreografia, desfile, um sucesso, estava se sentindo a própria Gisele, e pra completar, na hora de cantar parabéns, o lugarzinho especialmente reservado para ela estava lá, até assoprou as velinhas junto com Lora, enfim, se sentiu a dona da festa...
Mas é sempre assim, adora visitar tia Lora e tio Nilo, pois lá se sente em casa, fica totalmente à vontade, mas, sempre respeitosa e obediente, o que deixa tia Lora estressada, rsrs, acho que o sonho dela era conseguir fazer Jú ultrapassar os limites que eu imponho, e vê-la fazer uma imensa bagunça, mas vai ficar só no sonho viu amiga? com minha filha não vai ter jeito...rs
Me lembro bem do último dia em que fomos visitá-los, e Paulinha disse a ela: "vamos titia, fazer uma bagunça? e ela respondeu: não, bagunça não, que minha mãe não deixa..." o que deixou tia Lora extremamente decepcionada.
Tudo bem amiga, eu te perdou, afinal de contas nós amamos muito você!!!
Esse dia foi ainda mais legal, porque Jú ganhou mais uma super fã: Ninha, irmã de tia Lora (e como conquistar Julinha é uma tarefa muito fácil, basta dar um pouquinho de atenção e muito carinho), e isso Ninha sabe fazer como ninguém, ela arrebatou o coraçãozinho de minha pequena que até hoje se lembra e sente saudades de tia Ninha, o que por sinal, deixa tia Lora mordidinha de ciúmes!!!
15 de dezembro de 2010
Despedida do Colégio "Ideal Sênior"
Aos 2 anos e 6 meses Julinha encerrou um dos primeiros ciclos de sua vida: deixou a sua primeira escolinha, e para minha tristeza, deixou sua querida pró Fabi, pessoa por quem tenho um imenso carinho e que sentia um enorme amor por minha pequena.
Lembro-me do dia em que fui conversar com Fabiana sobre a saída de Julinha da escola, foi um momento marcado pela emoção, Fabi lamentou tanto a saída dela, sempre notei um carinho muito especial entre elas, e na hora da despedida, as lágrimas substituíram as palavras...
Mãe sempre diz que ama seus filhos de maneira igual, assim como professora também diz isso a respeito de seus alunos, mas todos nós sabemos que isso não é verdade, que lá no fundinho, sempre temos nossos preferidos, e demonstramos isso de alguma maneira...eu não tenho a menor dúvida de que jú sempre foi uma das preferidas de Pró Fabi, razão pela qual a despedida foi ainda mais sofrida.
Sem dúvida alguma Fabiana tem um lugar muito especial reservado na vida de minha filha, por ter sido sua primeira professora, além disso, sempre mostro fotos e conto momentos especiais que elas passaram juntas, e até hoje Júlia demonstra lembrar dela e da antiga escolinha, que se depender de mim, fará parte de sua coleção de boas lembranças.
18 de novembro de 2010
FENAGRO
Quando julinha estava com 2 anos e 5 meses teve seu primeiro contato mais próximo com alguns animais, na fenagro. A experiência foi bem diferente do zoológico, porque neste o contato com os bichos é zero, nenhum deles ela podia tocar os sequer chegar mais perto, mas na fenagro pode realizar seu desejo de montar em um pônei, ficou maravilhada e assustada ao mesmo tempo com a proximidade com os animais, mas o resultado final foi muito positivo, no começo ela ficava um pouco desconfiada, assustada, mas logo ganhava confiança e logo queria tocar em todos os que eu permitia, é claro. Foi mais um de seus momentos especiais, e que a mamãe aqui não poderia deixar de registrar...
16 de novembro de 2010
Seu primeiro autógrafo...
Ainda com 2 anos e 5 meses Julinha viveu sua primeira experiência enquanto tiete, foi ao lançamento do livro "A velha sentada", obra do autor e agora escritor Lázaro Ramos, aqui em Salvador, acompanhada de seus avós.
Sua experiência foi completa, fez tudo o que uma fã tem direito: ficou na fila ansiosa aguardando seu livro ser autografado e tirou foto desse momento único e marcante. Mais uma pérola para sua coleção.
16 de julho de 2010
A 1ª Copa do Mundo
Quando Julinha estava com 2 anos e 1 mês, pode viver a experiência de assistir a uma copa do mundo, momento marcante na vida de qualquer brasileiro...Apesar de mamãe e papai não serem amantes de futebol, a cada copa do mundo paramos a nossa vida para vivê-la intensamente, e sem dúvida, apesar de tão novinha, nossa filha sentiu um pouco da nossa vibração pelo Brasil. Infelizmente não tivemos a felicidade de ver o Brasil na final, mas outras copas virão, essa foi só a primeira de muitas na vida de minha pequena torcedora...
18 de junho de 2010
Apresentação Junina
A escolinha é um mundo de descobertas para os nossos pequenos, e para nós mamães também. Vibramos a cada musiquinha nova que aprendem, a cada palavra que se soma a seu dicionário, a cada fato novo ocorrido na escola, e que eles apesar de serem tão pequenos são capazes de nos contar com tanta riqueza de detalhes.
Assim acontece quando assistimos à sua primeira apresentação na escolinha. Me senti sem palavras, ao ver minha adorável filha, que tinha acabado de completar 2 anos dançando e cantando com tanta desenvoltura em meio a tantas pessoas estranhas a ela, é um misto de orgulho com espanto e felicidade que não se explica.
Foi maravilhoso vê-la dançar tão independente, tão dona de si, tão pequena e tão imensa em meio às outras crianças. Com certeza, esse será mais um dos dias inesquecíveis da linda infância de minha bonequinha!!!
16 de junho de 2010
2º Aninho
A pequena comemoração do 2º aniversário de Julinha, foi muito simples, decidimos apenas não deixar passar em branco, mas não menos feliz. O tema que escolhi foi o da Minnie, porque essa personagem tem tudo a ver com Jú, ela gosta tanto de queijo que desde muito pequenina a chamamos de ratinha, razão que justificou a escolha do tema.
Ela estava ainda mais graciosa vestida de Minnie, como sempre faz, entrou totalmente no clima, em nenhum momento quis tirar a fantasia (que por sinal era super quente), e curtiu sua festinha até o final.
Uma das coisas que marcaram a festa, foi o fato de Julinha ter comido chocolate pela primeira vez, comeu um copinho de brigadeiro todinho, a minha revelia, vale ressaltar, mas o aniversário acabou servindo de marco também, pois foi consagrado o dia em que minha filha entrou no mundo dos doces...
16 de abril de 2010
O Circo
Quando Julinha tinha 01 ano e 10 meses, a levamos para assistir a um espetáculo circense pela primeira vez. É uma experiência incrível e inesquecível, sem dúvida alguma, contudo, cheguei à conclusão de que é um espetáculo demasiadamente forte para esta idade, razão pela qual, decidi fazer esse post.
Uma criança nessa idade, absorve muito mais do que podemos imaginar de tudo o que vê e ouve, por isso precisamos ter um cuidado redobrado com tudo o que a criança assiste e escuta em sua infância. Apenas no dia em que levei minha filha ao circo foi que pude chegar a essa conclusão, ela ficou bastante assustada e insegura no começo, reagia com certo temor a cada mudança de "ato", no geral, posso dizer que consegui tranquilizá-la na maior parte do evento, contudo, em muitos momentos ela me deu muitos sinais do quão forte eram algumas cenas para sua idade.
Obviamente não podemos generalizar, cada criança é uma criança e tem um jeito muito peculiar de reagir a diversas situações, portanto, cabe a cada mamãe perceber se essa dica se aplica ou não a sua realidade, de qualquer forma fica a dica.
11 de abril de 2010
Agradecimentos
Ser mãe, foi a maior realização que eu já vivi, mas, não foi fácil decidir o momento certo, ou pelo menos, o momento mais oportuno para a chegada de Julinha, então, contrariando a muitas opiniões, resolvi engravidar ainda cursando minha faculdade, imaginei que seria muito mais complicado conciliar a chegada de um bebê no momento em que estaria iniciando minha vida profissional, ou seja, logo depois da minha formatura, e depois de longas conversas com meu marido, consegui convencê-lo.
Porém, na prática foi um pouco mais complicado do que eu imaginei que seria, e por esta razão preciso agradecer/homenagear uma pessoa que foi indispensável em minha vida nesse momento, sem a qual não sei se teria conseguido seguir meu curso sem trancar nenhum semestre, ou seja, sem ela provavelmente a realidade teria sido completamente diferente dos meus planos: minha grande e eterna amiga Cíntia.
Essa figura ímpar, que tive a benção de me tornar amiga, tenho absoluta certeza de que Deus a colocou em minha vida para ser meu anjo protetor... pensem em um exemplo de ser humano, uma generosidade quase inacreditável, uma doação ao próximo, um carinho, uma meiguice, uma atenção que são simplesmente incapazes de serem descritas, apenas tem o privilégio de conhecer todas essas qualidades aquelas pessoas que tem o inenarrável prazer de ter a sua companhia.
Amiga querida e amada, espero que esta homenagem esteja à sua altura...agradeço do fundo do meu coração, tudo o que você fez por mim durante minha licença maternidade, que não preciso descrever aqui por razões óbvias, e especialmente POR SUA AMIZADE, algo que não tem preço, e de valor imensurável, sem a qual, não saberia mais como viver.
Te amo imensamente, e espero um dia poder retribuir todo o amor que você nos dá!!!
16 de março de 2010
Hora de deixar a chupeta
Como já havia falado em um post anterior, não resistir e acabei cedendo "aos encantos" do uso da chupeta, porém, assim que Julinha completou um ano de idade, comecei a achar que deveria retirá-la da vida da minha filha por vários motivos, primeiro porque a criança fica muito dependente dela, depois porque achava muito feio vê-la andando parecendo uma mocinha e com aquele "bubú" na boca, além de todos os motivos que levam muitos pais a serem veementemente contra o seu uso, porque prejudica a arcada dentária, cria problemas na fala, sem falar na higiene da chupeta que já não fazemos de maneira adequada, por total impossibilidade. Quem de nós nunca viu a criança colocar a mão no chão e na boca, o bubú no chão e na boca? enfim, a criança passa a ser mais independente a partir dessa idade, o que dificulta o nosso controle da chupeta.
Apesar de Julinha nunca ter passado o dia inteiro de chupeta, desde que começou a usá-la só o fazia para dormir, assim que ela acordava eu tirava a chupeta e ela só voltava a usá-la a noite.
Mas, essa é uma retirada muito mais complicada do que parece, é muito parecida com a retirada da mamadeira, por envolver a questão da sucção e do emocional, como já falei em post anterior, além do fato de que geralmente a chupeta é facilitadora na hora de colocar a criança pra dormir, minha filha assim que colocava a chupeta na boca, fechava o olho, era quase automático, imaginem então o trabalho que ela passou a dar na hora de dormir, nos primeiros dias é bastante complicado, mas a cada dia que passa, vai ficando mais fácil, é uma conquista gradativa, requer paciência e persistência, qualidades quase inerentes à nós mamães.
Eu tentei das formas mais variadas, e quase estava desistindo quando descobri que há males que vem para o bem mesmo, e que Deus sabe a melhor hora para tudo acontecer em nossa vida. Pois bem, quando Julinha estava com 1 ano e 9 meses, ela teve uma "gengivite" (inflamação na gengiva, muito comum em crianças por colocarem objetos ou a própria mão suja na boca, é terrível!!! mas felizmente não é grave, porém, sofremos muitooo, a criança mal consegue beber água, e qualquer coisa faz a gengiva sangrar, dura em torno de uma semana, em algumas crianças mais, em outras menos...), e isso deixa a gengiva da criança muito sensível. Como nessa idade ela tinha mania de ficar mordendo a chupeta,e, em razão de está doente e ficar muito mais dengosa, a deixava usar a chupeta por mais tempo, em um belo momento eis que ela surge com a chupeta na mão e a boca toda suja de sangue, eu, ao vê aquela cena, enlouqueci, tomei a chupeta dela, a coloquei diante do espelho e disse o que aquela borracha suja provocava nela e que a partir daquele momento não a deixaria mais usá-la, ela virou-se pra mim e disse: então joga ela no lixo mamãe, e eu respondi que não, que ela é quem deveria fazer isso, mas que essa era uma decisão muito séria pois seria definitiva, que a partir do momento que ela a jogasse na lixeira, o caminhão do lixo a levaria embora e ela nunca mais a veria, e que eu jamais compraria outra, portanto que a deixaria guardada no lugar de sempre, e que quando ela quisesse fazer isso era só me avisar, ela saiu sem dizer nada, e passaram-se alguns dias (já não sei mais precisar quantos), e durante esses dias ela teve muita dificuldade para dormir, tinha sonos muito agitados, acordava algumas vezes durante a noite, mas, JAMAIS, nenhuma vez, sequer citou a palavra chupeta, até que um belo dia, ela se vira pra mim e pergunta: mamãe, cadê meu bubú? eu respondi que estava na geladeira, ela me pediu que o pegasse, e me disse: vou jogar ele no lixo agora, e eu fiz questão de relembrá-la de cada detalhe da nossa conversa de dias atrás, e ela confirmou que queria jogá-lo fora, e que nunca mais o usaria, e assim o fez!!!! Decidida e determinada como sempre demonstrou ser, nunca mais falamos sobre o assunto, e quando a perguntavam sobre o bubú ela simplesmente dizia: joguei fora, e nunca mais ele vai voltar, porque eu já sou uma mocinha!!!!
16 de janeiro de 2010
Hora de ir para escolinha
Quando Julinha completou 1 ano e 7 meses comecei a visitar algumas escolinhas, essa é uma escolha muito difícil, deixar a criança em casa aos cuidados de uma babá ou matriculá-la em uma escolinha?
Vamos por partes: a primeira coisa que o casal deve fazer é conversar sobre o assunto para que os dois cheguem a um denominador comum, e a pauta dessa conversa, necessariamente deve ser: com que idade nosso filho irá para a escola? qual o turno em que ele estudará? (isso gera mais consequências do que se pode imaginar) o que esperamos da escola, ou o que é mais importante em uma escola? qual o formato de educação que mais combina com nossa educação doméstica, tradicional, construtivista, sócio - interacionista?
Essa conversa inicial entre os pais, ajuda e muito na hora da decisão, porque durante a escolha, te farão todas essas perguntas, e você poupará muito tempo se já estiver com todas as respostas, pois bem, falaremos delas ponto a ponto...
A pergunta principal, e a mais difícil de ser respondida é: com que idade nosso filho irá para a escola? E para respondê-la, precisa ser considerada muitas variantes... eu coloquei minha filha na escola com 1 ano e 7 meses, e muitas foram as razões para esta escolha: o pai entrou na escola com essa idade, e gostaria que a filha entrasse com a mesma idade, nós dois trabalhávamos e ela passava o dia inteiro aos cuidados da babá, e como começou a falar muito cedo (com 7/8 meses), com 11 meses ela já falava e entendia tudo o que falávamos perto dela, e como boa aprendiz que era, repetia automaticamente tudo o que ouvia, infelizmente, nós não demos muita sorte com babás no que se refere à parte educacional-pedagógica, então me peguei ouvindo minha filha falar diversas palavras erradas, além de algumas coisas inadequadas para sua idade, afora todos os brinquedos educativos que eu comprava sendo usados de maneira errada, enfim, entre manter essa situação ou ajudá-la a ser mais sociável, e de quebra ainda ter momentos de diversão e aprendizado na escola, obviamente eu escolhi a segunda opção, mas...como para tudo existe o lado ruim, havia a adaptação, que na realidade descobri que quem precisava mesmo se adaptar era eu, porque passei 15 dias dentro da escola, apesar de ela não procurar mais por mim desde a primeira semana, lembro como se fosse hoje, o primeiro dia em que a deixei sozinha na escola, passei a manhã inteirinha chorando, me sentindo super culpada, achando que ainda era muito cedo, que ela não estava pronta, que fui precipitada, enfim, graças a Deus pude contar com minha amiga Cíntia, que me escutou e me acalmou como um bom anjo que sempre foi para mim, e fez eu me sentir muito menos ridícula do que parecia ser.
Pois bem, uma vez tendo decidido que está hora do seu pequeno ir para a escola, deve decidir em que horário ele irá estudar, e isso gera algumas consequências na rotina da criança que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, crianças que dormem à tarde, talvez tenham dificuldade em se adaptar na escola acaso estudem nesse horário porque sentirão muito sono, ficarão irritadas e/ou não aproveitarão o momento em que estiverem lá por estarem estressadas, ou até mesmo dormirão na escola, e cá entre nós, mensalidade escolar é muito cara para que você pague para seu filho dormir não acha? então, deve analisar muito bem a rotina do seu filho para decidir qual o melhor horário para matriculá-lo.
No que se refere à questão: o que você espera da escola? Ou seja, como é a linha de ensino da escola, a sua proposta pedagógica, seus valores, enfim, com que a escola está preocupada em ensinar a seu filho, pois existem algumas escolas que se preocupam em formar "CDF's", ou seja, o aluno tem que está mais preparado do que os alunos das demais escolas, aqui em Salvador, por exemplo, existem escolas que fazem os chamados "vestibulinhos" que são mini vestibulares, desde a educação infantil, o que eu particularmente, considero um grande absurdo, enquanto existem outras escolas, em especial as que possuem ensino religioso, que estão mais preocupadas com a formação moral de seus alunos, tendo como missão a transmissão de valores, cujo principal objetivo é a formação moral do individuo. Eu sou adepta dessa segunda linha de pensamento, então é muito importante que os pais conversem sobre o que querem para o futuro dos seus filhos e só depois comecem a busca pela escola que mais se adeque a seus desejos.
O último ponto, porém, não menos importante, é saber qual linha pedagógica mais te agrada, para isso é fundamental que leiam sobre o assunto, busquem informações, visitem e conheçam a rotina de cada uma dessas linhas para só depois fazerem suas opções. as principais são: A tradicional, a Construtivista, e a Sócio interacionista, imagino que deva haver outras, mas, essas são as principais. E para fazerem essa escolha devem conhecer a fundo cada uma dessas correntes pois elas são muito diferentes, o que vai influenciar muito no aprendizado do seu filho. A que mais me agrada das três, é a sócio interacionista, inclusive foi justamente a que eu escolhi para matricular minha filha, contudo, essa escolha é muito particular, por isso deve ser analisada individualmente por cada família.
Bom, como disse no início, minha filha entrou na escolinha com 1 ano e 7 meses, basicamente por falta de opção, mas, se eu pudesse ficar em casa com ela, ou mesmo se tivesse alguém de confiança da família que pudesse tomar conta dela, sem dúvida alguma teria deixado ao menos que ela completasse 2 anos, não muito além disso, porque daí já acho que perdemos muito tempo, mas com certeza teria esperado um pouco mais, pois sem dúvida alguma, eu teria sofrido muito menos, mas, cada um sabe da sua realidade e com certeza saberão escolher o momento mais conveniente e oportuno para que a criança entre no mundo fantástico da escola, são tantos aprendizados, tantas descobertas, é fascinante!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)









