♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

13 de fevereiro de 2012

Volta às aulas!!!

      Enfim, hoje, depois de um atraso no calendário em razão da greve dos policiais militares aqui na Bahia, teve início o ano letivo...

       Julinha, assim como todas as crianças estavam ansiosas pelo início das aulas, ela passou vários dias falando no assunto, dizendo que estava demorando demais, que estava com muitas saudades dos amiguinhos, etc, o que me provou que esse ano, diferentemente dos dois anos anteriores, não seria necessário o período de adaptação. E assim aconteceu, como ela continuou estudando na mesma escola e com os mesmos amiguinhos, não foi necessária a nossa presença na escola.

      Apesar de já ter escutado de muitas pessoas que esse período é uma grande bobagem, que mesmo que a criança chore logo passará e que ela vai se acostumar, discordo completamente, acho que, especialmente quando é o primeiro ano da criança na escola (o que em regra ocorre por volta dos 2 ou 3 anos de idade), ou mesmo sendo uma criança mais velha, quando há mudança de escola, eu considero imprescindível a presença dos pais nesse período, e acho que devemos desconfiar das escolas que não permitem a presença dos pais para acompanharem seus filhos. É um período de transição muito delicado na vida dos pequenos, e se não tomarmos certos cuidados isso pode lhes gerar alguns traumas.

        A sensação da criança ao se ver sozinho em um lugar completamente desconhecido pra ele é a de abandono, e daí a insegurança e o choro, por eles não terem noção de tempo acreditam que seus pais se foram e nunca mais voltarão para buscá-los, daí a importância dos pais estarem perto sempre que forem requisitados, para que a criança saiba que eles estão por ali e que sempre voltarão para eles, é importante ir se afastando aos poucos, pois gradativamente conseguimos transmitir confiança aos pequenos que em breve ficarão tranquilos por terem a certeza de que seus pais virão buscá-los, tão logo chegue a hora marcada.

        Me lembro que a professora de Julinha do ano passado, dizia que eles incorporavam tanto a rotina, que depois do lanche eles já diziam que estava chegando a hora do papai e da mamãe vir buscá-los...rs

        Muitos pais passam pelo problema da chamada "adaptação tardia", ocorre quando a criança nos primeiros dias de aula está completamente à vontade, não chora, está muito empolgada, acha tudo o máximo, e depois que toda a turma já está tranquila e adaptada (o que ocorre em regra na segunda ou terceira semana de aula) aí ela começa a chorar e a querer a presença dos pais, isso se dá pois a escola "perde seu encanto", o que era novo e cheio de atrativos, por ser diferente da rotina que levava, se torna uma nova rotina, e aa escola começa a perder a graça para eles, por isso é tão importante que o período de adaptação escolar seja visto com o cuidado e a atenção que merecem, para que se evite problemas futuros.

         Minha pequena hoje está no Grupo/Maternal 3 (em razão de fazer aniversário no mês de junho), sua Pró se chama Adriana "Drica", uma pessoa apaixonante, alto astral e muito confiante e segura do seu trabalho!!!

         Que seja um ano letivo muito abençoado na vida desses lindos estudantes mirins!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário