♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

5 de fevereiro de 2012

Lidando com as primeiras perdas...

                  Hoje foi um dia triste para minha pequena, pois, a peixinha que ela ganhou (falei sobre ela em um post anterior), infelizmente amanheceu morta, assim como os filhotinhos que ela havia tido...

              Não foi mais triste porque havíamos preparado ela para isso, tendo em vista que peixes oriundos dessas pescarias, não sobrevivem muito tempo, em função dos "maus-tratos" que acabam sofrendo, mesmo que não seja exatamente esse o objetivo. Mas, criança é criança, e mesmo sempre demonstrando muita maturidade para lidar com as mais diversas situações (e não foi diferente nesse caso), ela não poderia deixar de ficar triste, contudo, não se deixou abater...me disse que estava triste, que não queria que ele tivesse morrido, mas que a gente já tinha falado com ela que isso podia acontecer e que ela tinha prometido que não ia ficar triste, e que depois a gente comprava outros peixes e ia ter um aquário bem lindão!

                    Fiquei aliviada, pois no fundo, tive muito receio de que isso lhe gerasse um trauma, pois é muito difícil lhe dar com perdas, especialmente quando somos crianças e não entendemos direito o significado delas.

                  Acredito que o mais importante em situações como essas, é falarmos sempre a verdade, sem rodeios, de maneira clara e direta. No dia em que o peixinho chegou tive uma conversa com Julinha sobre o quanto era legal ela ter um peixe, mas fiz questão de alertá-la sobre a possibilidade dele morrer, e que isso não deveria deixá-la triste, pois criança não pode sofrer, e é preciso ter muito cuidado para não gerarmos traumas em nosso filho.

                Você é o espelho do seu filho, ele sempre vai reagir de acordo com a sua reação, se enxergar em você segurança e tranquilidade para lidar com situações difíceis, sem dúvida alguma irá te imitar e reagirá da mesma forma. Assim que o papai disse a ela que ele estava morto, ela veio toda chorosa me contar e eu não fiz nenhum alarde, apenas disse que lamentava muito, que era uma pena, mas que nós sabíamos que isso poderia acontecer, e diferente do que alguns podem pensar: isso não é frieza, e sim equilíbrio!!!

              Infelizmente não vai ser agora que sua história com animais de estimação vai começar, daremos tempo ao tempo, e quem sabe em breve não terei uma nova história sobre isso para contar pra vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário