Eu sempre amei o dia do meu aniversário, esperava ansiosamente por sua chegada, mas, depois do nascimento de Júlia, esse dia perdeu completamente a importância, até me sinto feliz pelo carinho daqueles que amo, mas já não me empolgo tanto.
Todo o meu entusiasmo foi transferido para o dia do aniversário dela, faço planos, projeto, crio expectativas e busco realizar a festa que idealizei dentro das minhas limitações, Julinha por sua vez, é "mini mim", e também AMA o dia do seu aniversário, adora festas, adora celebrar, imagina o que acontece com nós duas juntas? Tem que acabar em festa, comemoração e abundância de felicidade. Desde sua festinha de 3 anos, assim que esta acabou ela disse: "e o meu aniversário de 4 anos mamãe, vai ser de quê?" morri de rir, mas logo começamos a planejá-lo. Júlia tem a mente muito fértil e vai longe em seus sonhos e planos, e eu, como toda boa mãe entro totalmente no clima e divagamos juntas, é delicioso!
O aniversário deste ano foi totalmente atípico, pois como Liz nasceu em outubro do ano passado, era muito bebezinha e os cuidados com ela eram imensos, e tomava todo o meu tempo, dessa forma não tive tempo para organizar nadinha do aniversário de Julinha, mas, para nossa sorte, sua super dinda Bia, fez questão de fazer o meu papel (o que eu amei!), planejou a festa, assumiu fazer toda a decoração, inclusive as comidas, etc.
Ela sugeriu fazer uma festa caipira, já que o aniversário de Jú é em junho e eu nunca havia feito desse tema, então saímos, compramos alguns enfeites e Bia fez a parte da decoração. Quando estava bem pertinho, por uma série de contratempos que surgiram acreditei que não conseguiria fazer a festinha dela, para desespero de Júlia que a essa altura já tinha decidido os detalhes do seu casamento na roça, ela seria a noiva, Bernardo, seu amiguinho de sala, seria o seu noivo e ela me pediu que todas as crianças estivessem vestidas de caipira, aliás, ela queria inclusive que os adultos fossem assim, desta forma estava organizada uma grande festa junina.
Pois bem, cheguei à conclusão de que só conseguiria se conseguisse voluntárias para me ajudar, conversei com algumas pessoas, mas por fim ficamos Eu, Bia e Lilian responsáveis por cuidar de todo o "menu" da festa, na realidade o mérito é exclusivamente delas, pois eu sou um desastre na cozinha, não sirvo para quase nada, mas graças a essas duas grandes almas generosas (meus anjos da guarda), deu tudo certo! A festa ficou linda e as comidinhas deliciosas!
Durante a festa fiquei triste com o comportamento de Julinha, ela ficou empolgada demais, emocionada demais e acredito que o fato de não ter sabido lidar com o misto desses sentimentos associados ao sentimento de felicidade, realização e satisfação, gerou um excesso de birra, várias crises de choro, e uma crise isolada de desrespeito à mãe de uma coleguinha, eu fiquei arrasada, procurei um buraco para me esconder tamanha a vergonha que senti...não, aquela não era a minha filha, ela não costumava agir daquele modo, sempre foi muito respeitosa com todos e sempre se divertiu muito com os amiguinhos, mas enfim, não sei o que aconteceu. Talvez nem tenha sido tão grave assim (eu sei que sou bem exigente com a educação das minhas filhas, e talvez isso gere em mim uma maximização do problema), o fato foi que depois dessa festa tivemos uma longa conversa e eu disse a ela que aquela foi a última comemoração de aniversário que ela tinha tido, que eu não sabia se haveria outra, ela por ser uma criança extremamente sensível, chorou muito, me pediu desculpas, me disse que sabia que tinha se comportado mal, mas que não sabia porque tinha feito aquelas coisas, que estava muito triste com ela mesma e que merecia mesmo ficar de castigo. Depois eu a lembrei que ela precisava se desculpar com a mãe da coleguinha e que eu nunca mais admitiria um comportamento nem parecido com aquele, nos abraçamos e eu a perdoei!
Para minha grande surpresa, dois dias depois do aniversário dela, a mãe dessa coleguinha estava na sala dela ajudando no aniversário de outro amiguinho quando foi abordada por Júlia: "Tia Renata, você me desculpa pelo meu comportamento no meu aniversário? Eu não deveria ter lhe tratado daquele jeito, você me desculpa?" Claro que ela foi desculpada, e eu só fiquei sabendo disso depois pela própria Renata que veio me contar dizendo que ficou morrendo de dó do jeitinho dela, mas que achou lindo ela ter ido pedir desculpa por iniciativa própria, pois eu nem estava no local e nem saberia se ela não tivesse feito. É claro que eu fiquei extremamente orgulhosa da conduta dela, e a parabenizei muito pela linda atitude.
Hoje, depois de analisar a situação já despida da vergonha, da mágoa, da frustração que eu senti, vejo que foi uma atitude de criança sim. Inclusive percebo que poderia ter sido muito pior...e me sinto aliviada e orgulhosa por minha filha ser do jeito que é...sei o quanto é difícil para uma criança com 5 anos ter consciência dos seus erros e acertos, e principalmente por ela ter noção de que deveria pedir desculpas e que isso não tinha nada a ver com a minha presença, ela deixou claro que não o fez para me provar nada, e muito menos só porque eu queria, ela agiu da maneira que entendeu que era correta, e isso encheu o meu coração de orgulho!!!
Quanto ao aniversário de 6 anos...bom, não sei se resisto sem festa. Além disso sei o quanto Julinha ficará triste se ela não acontecer. O que mais me deixa feliz nesse mundo? Fazer minhas filhas felizes, nesse caso, hummmm, talvez tenhamos festa sim!!!! rs
Obs: dinda Bia e tia Liu, amamos vocês muito, obrigada por estarem sempre perto e estenderem suas mãos generosas quando mais precisamos de ajuda. O amor de Julinha por vocês é apenas reflexo do amor que ela recebe de vocês e se depender de nós ele será eterno!
Aiiii, amei o post <3 ta faltando eu escrever o meu sobre a festa do pijama né? Sou enrolada toda =P :(
ResponderExcluirMas enfim! No que depender de dinda Bia terá festinha sim hahaha EBAAAAA, ja não imagino meu mês de Junho sem esse corre corre e preparações pra festa mais esperada do ano rs! E Tem coisa mais gratificante que o sorriso dela ao ver as coisinhas da festa tomando forma, ao receber os amigos, receber os parabéns? Não né? rsrs; Nenhum obrigado seria mais lindo do que esse!
Amo demais e pra sempre!!! A gente não nasceu na mesma família e nos escolhemos pra sermos amigas, companheiras e agora DINDAAAAAA \o/ é muito amor!
Acho que a essa altura, você nem deve se lembrar mais dos detalhes da festa do pijama...hahahaha
ResponderExcluirSim amiga, você é uma pessoa muito especial em nossa vida, e principalmente na vida de Julinha, nem que eu tente jamais poderei agradecer o imenso bem que você faz a ela, isso não tem preço, portanto, estarei sempre em dívida com você.
Te amamos
Beijo imenso!