Todas as mamães já se viram nessa cena: você recebe a visita de uma grande amiga, que não vê há décadas, vocês estão cheias de novidades acumuladas, mas, ao avistá-la, percebe que ela não veio sozinha, trouxe sua filha que tem a mesma idade do seu filho para brincarem enquanto vocês conversam, mas depois de alguns poucos minutos juntas começam os choros e as reclamações:
- mamãe minha amiguinha não quer dividir os brinquedos dela comigo!
e você, morta de vergonha precisa intervir para que a partilha seja feita...
Com toda certeza, todas nós já passamos por essa saia justa, seja em nossa casa, seja em visita a casa de alguma amiga. E você sempre se pergunta porque seu filho é tão egoísta, e tem tanta dificuldade em dividir seus brinquedos se você passa horas tentando ensiná-lo a agir diferente?
O mais importante é sabermos que esse comportamento é absolutamente normal em crianças e pode se estender até os 06 anos de idade, à medida que vão crescendo vão deixando o lado egocêntrico de lado e passam a agir com mais naturalidade quando vêem outras crianças brincando com o que é seu.
Os psicólogos dizem que a melhor maneira das crianças aprenderem a emprestar e a dividir os seus brinquedos é o contato e a troca com outras crianças. Eles dizem que os pais precisam ter muita calma, e deixar as coisas acontecerem de forma natural. Além disso, orientam que os adultos devem dar possibilidades, administrar a situação, mas nunca resolver pela criança. E acima de tudo, dar o exemplo, pois, essa é sempre a melhor maneira de ensinar alguma coisa a uma criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário