Talvez nenhum de nós seja capaz de mensurar os benefícios que o contato com livros desde a primeira infância traz à nossas vidas, mas, posso garantir que ele ajuda e muito, a desenvolver a oralidade da criança.
Desde a minha gravidez, adotei o hábito de conversar, cantar e até mesmo contar historinhas diariamente para minha filha, e ainda nessa fase pude perceber que ela se acalmava cada vez que fazia uma dessas coisas, sabemos que basta ouvir a voz da mãe que o nascituro se sente seguro, mas, sempre tive a nítida sensação de que isso a deixava especialmente tranquila. Em alguns dias, ela ficou agitada, mexendo bastante, e sempre que conversava com ela ou contava historinhas ela ficava calma, parava de mexer...era incrível!!!
Depois que Julinha nasceu, intensifiquei ainda mais esse hábito, e ela desde muito cedo, deu os primeiros sinais do quanto adorava ouvir historinhas e musiquinhas, sempre teve muitos livrinhos, e trocava qualquer brinquedo pelos seus livros, passava longos minutos concentrada neles, chegava a emitir um som, parecia que estava realmente lendo...rsrs
Com certeza, foi o contato com os livros, e o hábito de nos ouvir ler as historinhas para ela que ajudou a desenvolver a sua fala, e o seu vocabulário, que para sua idade, é muito rico e claro.
Julinha começou a falar aos 11 meses, e sempre falou tudo muito claro, bem explicadinho, hoje ela formula frases de uma maneira admirável, e tenho certeza de que o maior responsável por esse belo desenvolvimento foi o livro, portanto, abusem dos livros, além de ser um belo presente, deixa tanto o bebê quanto a mamãe muito felizes!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário